Florianópolis, 26.3.2024 – Em evento realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta terça-feira (26), foi lançado o Programa Tecnova 3, que destinará, via edital de chamada pública, mais de R$ 30 milhões a empresas catarinenses para investimento em desenvolvimento de produtos, bens, serviços e processos inovadores. O fomento será destinado a propostas selecionadas por meio do edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
🔹 Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Tecnova 3
O Tecnova é um programa de apoio à inovação promovido pela Finep em todo o Brasil, tendo a Fapesc como responsável pela sua execução em Santa Catarina. As propostas poderão ser submetidas no sistema SIG Fapesc até 27 de maio.
“Para ser competitiva, a indústria tem que ser inovadora, por isso, a relevância de se discutir inovação aqui em nosso estado”, destacou o Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, referindo-se à elevada densidade fabril catarinense. Santa Catarina possui a segunda maior participação industrial na composição do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros.
Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia
Aguiar salientou que o SENAI possui uma rede nacional de 27 institutos de inovação e 62 de tecnologia, dos quais 10 (três de inovação e sete de tecnologia) estão instalados em Santa Catarina.
O governador Jorginho Melo falou sobre as ações do governo no fomento à inovação. Já o presidente da Fapesc, Fabio Wagner Pinto destacou que o Programa requer contrapartidas de 2,5%, 5% ou 10% dependendo do porte de cada empresa. “Com esse programa, a Fapesc busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do empreendedorismo no estado”, afirmou. A meta da Fapesc é obter mais de 300 propostas de negócios, destacou o presidente da Fapesc.
O Programa também oferece recursos para a aceleração de startups para estimular a internacionalização – atividade para a qual as empresas podem contar com o apoio do Centro Internacional de Negócios da FIESC. As empresas beneficiadas também podem realizar serviços de pesquisa, consultorias e ensaios de validação com a rede SENAI de Inovação e de Tecnologia.
Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer
A Fapesc também lançou, na sexta (22), o a edição de 2024 do Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer, que oferecerá um total de R$ 630 mil em premiação para bons projetos e práticas na área. Este ano, o Prêmio terá nove categorias: Agente de Inovação; Pesquisador(a) Inovador(a); Mestrando(a) Inovador(a); Doutorando(a) Inovador(a); Professor(a) Inovador(a); ICT Inovadora; Inovação em Produto; Inovação em Processos de Negócio e Inovação de Impacto Socioambiental.
🔹 Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer
Rede SENAI de Inovação e Tecnologia
Em todo o Brasil, o SENAI possui uma rede de 27 institutos de Inovação e 62 Institutos de Tecnologia.
Os primeiros oferecem serviços de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), sendo 15 unidades credenciadas na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); 20 na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e 10 no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI). Desta forma, esses institutos estão habilitados a receber recursos destinados à inovação e oferecidos pelas respectivas entidades de fomento.
Em Santa Catarina, estão instalados três institutos de inovação e sete de tecnologia.