Florianópolis, 3.7.2023 – Durante encontro na Federação das Indústrias (FIESC), o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para atualizar o Plano Aeroviário de SC (PAESC). O trabalho será executado pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da UFSC e o investimento será de R$ 1,47 milhão. A iniciativa, uma reivindicação antiga da FIESC, é fundamental porque atualiza o plano atual, que é da década de 1990, e, com isso, permitirá criar uma política de transporte aéreo de passageiros e de cargas e definir prioridades e novos investimentos.
Em sua exposição, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salientou que o plano está extremamente defasado. “Sua atualização corrige um grave problema, contratando quem mais entende de aeroportos no Brasil, que é a UFSC, por meio do Labtrans, que, inclusive, faz o plano aeroviário nacional”, disse. Ele ressaltou que o estado tem registrado recordes de exportação, mas precisa ter os modais adequados para escoar a produção. “Temos deficiências em rodovias, no acesso aos portos, em ferrovias e na questão aeroviária. Felizmente, numa ação corajosa do governador, estamos corrigindo isso”, completou.
“Precisamos ter conhecimento de como estão os nossos aeroportos e a UFSC vai nos dar isso para que tenhamos voos regionais. Não tenho dúvida de que, com esse plano, a gente vai modernizar e oferecer para quem quer operar em Santa Catarina um mapa real e atualizado das condições dos nossos aeroportos. Esse plano vai colocar Santa Catarina no olhar das empresas aéreas, de empresários e de quem quer vir para o estado”, declarou o governador.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, informou que Santa Catarina tem 21 aeroportos públicos, que são essenciais nas regiões porque operam além da aviação executiva, os aviões que atuam na saúde, segurança, táxi aéreo, entre outras demandas. “São fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de qualquer região”, observou.
O coordenador-geral do LabTrans, Wellington Longuini Repette, disse que o planejamento do setor aeroviário é fundamental para nortear as ações do governo e definir investimentos de longo prazo.
Antiga reivindicação da Federação, a medida é fundamental porque permitirá criar uma política de transporte aéreo de passageiros e cargas. O plano atual é da década de 1990. Ato foi realizado na manhã desta segunda-feira, dia 3, em Florianópolis, com a participação de lideranças políticas e empresariais