Florianópolis, 04.07.2025 - Executivos do SENAI de todos os estados brasileiros reuniram-se nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4, na FIESC, em Florianópolis. No encontro, o grupo discutiu os desafios da indústria e as soluções conjuntas para questões como: falta de mão de obra qualificada, aplicações de IA na educação profissional e superior, além de iniciativas voltadas à inovação e tecnologia e a troca de experiências entre os estados.
O diretor-geral do SENAI Nacional, Gustavo Leal, explicou que a entidade está retomando a realização das reuniões itinerantes e que Santa Catarina foi escolhida para sediar o encontro porque o SENAI catarinense foi reconhecido em 2025 como o melhor do país. “O fato de visitarmos um departamento regional e conhecer as práticas traz ganhos importantes para o grupo. Discutimos temas relevantes para a indústria e, a partir de uma visão colegiada, buscamos soluções para vencer os desafios”, disse.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância da indústria para o crescimento da economia catarinense e lembrou que o empresário valoriza muito o trabalho realizado pelo SENAI. “É comum visitarmos as empresas e o dono ter sido aluno da instituição, como é o caso de três industriais que receberam a Ordem do Mérito Industrial na última sexta”, disse.
“Temos a honra e o privilégio de sediar essa reunião. Santa Catarina é um estado hospitaleiro e está de portas abertas. A reunião reforça o elo do trabalho em rede e conecta áreas importantes que são a educação e a inovação e tecnologia”, afirmou o diretor regional do SENAI-SC, Fabrízio Pereira.
Mudança no mercado: Leal apresentou uma pesquisa da Manpower Group que mostra que a falta de mão de obra qualificada é um fator global. 75% dos empregadores relatam dificuldade em preencher cargos. No caso do Brasil, 80% das empresas do país reportam desafios para contratar pessoas. Um relatório do Fórum Econômico Mundial aponta cinco macrotendências que explicam as mudanças pelas quais passa o mercado de trabalho no mundo: mudanças demográficas, mudanças tecnológicas, transição verde, incertezas econômicas e fragmentação geoeconômica.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
Nesta quinta e sexta, grupo discutiu desafios da indústria e busca soluções conjuntas para questões como falta de mão de obra qualificada, aplicações de IA na educação profissional e superior, além de iniciativas voltadas à inovação e tecnologia