Na FIESC, Drauzio Varella defende que “saúde é responsabilidade de cada um”

Médico participou nesta segunda-feira (25) da abertura da Virada da Saúde. Evento oferecerá mais de 220 atividades gratuitas na Capital até o dia 1º de maio

Florianópolis, 25.04.2016 – Cuidar de si próprio com refeições equilibradas e atividade física é o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável. Quem defende essa tese é o médico e escritor Drauzio Varella que participou nesta segunda-feira (25), em Florianópolis, da abertura da Virada da Saúde, evento que promove o bem-estar e estimula a adoção de bons hábitos. “Saúde é responsabilidade de cada um. Cuidar do próprio corpo tem que ser prioridade, pois não vamos a lugar algum sem isso”, ressaltou o médico. A Virada da Saúde é uma iniciativa da FIESC, por meio do SESI, e do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica completa do evento no Flickr da FIESC.

Varella chamou atenção ainda para o problema da obesidade, que já atinge 52% dos brasileiros e traz consigo problemas com diabetes, pressão alta e doenças reumatológicas. “Não podemos tirar do cidadão a responsabilidade que ele tem sob sua saúde”, reforçou.

Esse trabalho de conscientização vem sendo realizado pelas equipes do SESI com trabalhadores da indústria catarinense. “A saúde do trabalhador é cada vez mais relevante porque o custo da assistência médica é mais elevado. A expectativa de vida é cada vez maior e precisa ter condições boas de saúde para que sua produtividade se reflita no desempenho da empresa”, salientou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “É uma questão humanitária também, temos que ter trabalhadores saudáveis para que eles possam levar as suas famílias condições de vida adequadas”, completou.

“A cidade representa naturalmente qualidade de vida. A utilização dos espaços da cidade para a prática de atividades físicas e lazer já fazem parte do dia a dia dos seus moradores. Florianópolis possui potencial de se tornar exemplo para o País de cidade saudável e sustentável para se viver”, destacou a presidente do Instituto Saúde e Produtividade, Evangelina Vormittag.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Daniel Moutinho Junior, a saúde deve envolver toda a sociedade. “Não podemos só tratar a doenças, mas promover a saúde de forma preventiva. Iniciativas como esta potencializam a nossa atuação”, afirmou. O secretário de Estado da Saúde, Murilo Capella, reforçou opinião do médico Drauzio Varella sobre a responsabilidade do cidadão de zelar pelo seu próprio bem-estar.

A primeira edição do evento, que já é promovido em São Paulo desde 2015, tem 22 instituições parceiras e oferecerá durante esta semana mais de 220 atividades gratuitas. A Secretaria Municipal da Saúde também é parceira do evento e realizará atividades nos Centros de Saúde de Florianópolis. A programação ocorre simultaneamente nos Centros de Saúde (CS) e em espaços públicos e privados da cidade, como parques e instituições parceiras. Mais informações em http://viradadasaude.org.br/floripa.

25, 26 e 27 de abril
Shantala para bebês

Durante uma hora, mamães e papais de bebês até nove meses vão aprender a fazer Shantala, uma técnica milenar indiana que fortalece o vínculo entre os pais e o bebê, melhora a ansiedade e digestão, reduz as cólicas, oportuniza um sono mais tranquilo, e tonifica a pele de bebê.
25/04 e 27/04 – 10 às 12h - CS Agronômica (R. Rui Barbosa, s/n – Agronômica
26/04 – 13 às 17h – CS Prainha (R. Silva Jardim, 621 – Centro)

Aulão de Yoga no Campeche

O centro de fitness The Wave vai realizar um aulão de yoga gratuito no Campeche. Leve sua canga, tapete ou toalha e aproveite.
8h30 – Praia Novo Campeche (ao lado posto principal de salva-vidas)

Corrida e caminhada Engie Tractebel Energia
Como forma de estimular a atividade física, a Engie Tractebel Energia vai reunir seus colaboradores para uma caminhada e corrida coletiva na Beira Mar Norte.
9h na Av. Beira Mar Norte

Exibição do filme Bike VS Carro
Apesar da dicotomia “bicicletas versus carros”, o documentário do sueco Fredrik Gertten não explora a guerra por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo. Compõem o documentário as cidades de São Paulo (Brasil), com suas recentes transformações; de Los Angeles (EUA), com sua luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá) e o seu prefeito que está tirando algumas das ciclovias; e Copenhague (Dinamarca), referência internacional em mobilidade por bicicleta. Após a exibição do filme haverá roda de conversa com ciclistas convidados.
17h30 – O Sítio (Rua Francisca Luísa Vieira, 53 – Lagoa)

1º de maio
Parque de Coqueiros

O encerramento da Virada da Saúde acontece com várias atividades no Parque de Coqueiros. O SESI/SC realizará aula de alongamento, avaliação física, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, orientação nutricional, massoterapia, desafio de atividade física, entre outras ações. O Instituto Saúde e Sustentabilidade disponibilizará tendas e um palco, onde serão oferecidas aulas de zumba e yoga, bate-papos e brincadeiras para crianças. O evento ainda contará com a participação do movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo mobilizar toda a sociedade a discutir a segurança viária.
Das 9 às 18 horas – Parque de Coqueiros

Acompanhe as novidades na página do Facebook (/viradadasaudefloripa) e participe da cobertura colaborativa compartilhando seu conteúdo com a hashtag #vsfloripa.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br