Florianópolis, 14.4.2016 – O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, participou nesta quinta-feira (14) de sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) na qual destacou a realização do Dia da Família na Escola, que agora é lei. O dia passa a ser celebrado no terceiro sábado do mês de abril e a primeira edição, que ocorre neste sábado (16), tem a expectativa de mobilizar 1 milhão de pessoas em todo o Estado. O convite para participar da sessão partiu do deputado estadual Antônio Aguiar.
A iniciativa surgiu após a realização da primeira campanha Pais pela Educação, promovida pelo Movimento Santa Catarina Pela Educação em 2014, com base em pesquisa da OCDE e Instituto Ayrton Senna. “Aqueles alunos cujos pais dedicam atenção a vida escolar dos filhos têm desempenho quatro meses superior ao colega que não tem esse apoio e que está sentado ao seu lado, na mesma sala de aula e com os mesmos professores”, salientou o presidente da FIESC. “Não precisa ser especialista para acompanhar a vida escolar dos filhos. Basta ser pai, perguntar como foi o dia, olhar o caderno e ver se o filho está chegando pontualmente na escola”, exemplificou.
O Movimento SC pela Educação produziu 400 mil cartilhas que mostram os benefícios da adoção de um estilo de vida saudável na vida dos estudantes. “É o primeiro ano que temos o dia e vamos distribuir cerca de 400 mil cartilhas com o tema a saúde e educação. São temas que caminham juntos. A melhora do nível de escolaridade traz reflexos positivos na saúde se reflete positivamente no desempenho escolar”, destacou Côrte.
O deputado Rodrigo Minotto ressaltou as ações promovidas pela FIESC em prol da educação. “Sei do seu trabalho na área da educação no Estado de SC para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. O senhor tem uma visão muito ampla e SC é referência para o país na sua gestão. Se muitos gestores tivessem a sua visão, nosso Estado seria cada vez melhor”.
“Nos orgulhamos de pessoas como o presidente da FIESC que tem contribuído com o desenvolvimento do nosso Estado. É de enaltecer o trabalho de uma instituição tão importante e comprometida, por isso SC é forte”, disse o deputado Vicente Carapreso.
Para o deputado Silvio Dreveck, líder do governo da Assembleia, o Movimento tem contribuído para a qualificação e o desenvolvimento das pessoas de forma significativa. “É um instrumento que tem melhorado a vida das pessoas e temos que reconhecer esse trabalho que é referência em todo o País”, afirmou.
Já o deputado Cesar Valduga destacou a importância de envolver a família nas questões da escola “Trabalhar com a família é importante e pode oferecer mecanismos para debater questões como o mal do século que estamos vivendo em nossa sociedade, que é o uso de drogas. Mostra a responsabilidade social que a entidade tem com o povo catarinense”, disse. O deputado Deka May reforçou o tema afirmando que “a iniciativa demonstra a preocupação com aquilo que há de mais importante que é a família”.
“Temos que parabenizar a FIESC pela sua conduta ética e acima de tudo pelo comprometimento com Santa Catarina. Nós nos espelhamos na postura desta entidade. Se todos seguirem um pouco o exemplo da FIESC, teremos um Estado melhor”, comentou o deputado Jean Kulhmann.
O deputado Mauricio Eskudlark lembrou a participação da Federação das Indústrias em outros projetos. “A FIESC tem sido uma parceira importante com sugestões e ideias em diversos projetos que são apresentados aqui na Casa, sempre pensando no melhor para a população catarinense”.
Também estiverem presentes na sessão o presidente da ALESC, Gelson Merísio, e os deputados Pedro Baldissera, Ana Paula Lima, Manoel Mota, Neodi Saretta, Dirceu Dresch, Gabriel Ribeiro, Narcizo Parisotto e Mauro de Nadal.
Elida Hack Ruivo
48 3231 4244
48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina