Musicarium, de Joinville, apresenta projeto de expansão a empresários na FIESC

Instituição atua na formação de músicos profissionais e projeta uma orquestra sinfônica para 2030, um plano orçado em R$ 110 mi e para o qual a entidade busca financiamento, entre outros, por meio de leis de incentivo à cultura

Florianópolis, 18.11.2022 – O maestro Sérgio Ogawa apresentou aos diretores e conselheiros da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta (18), os planos de expansão do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, de Joinville, do qual é diretor-presidente. A iniciativa é focada na formação de músicos e orquestras de excelência e projeta a criação de duas orquestras, a jovem experimental, em 2025, e a filarmônica, em 2030. O plano está orçado em R$ 110 milhões.

“A criança entra aos 4 anos de idade, tem seis anos de formação de base com ensino individualizado. É uma faculdade de música para crianças”, afirmou Okawa. “Pretendemos ampliar de 25 para mais de 100 professores”, acrescentou o maestro, ao salientar a prioridade de oferta de bolsas para estudantes da rede pública – a instituição possui 180 bolsistas. Conforme Okawa, a proposta do Musicarium é estimular os estudantes a realizar cursos de mestrado e doutorado no exterior para que depois retornem como docentes e integrantes da orquestra do Musicarium.

Okawa citou as estratégias de sustentabilidade financeira. Entre as fontes previstas para estes recursos estão as leis de incentivo à cultura, doações diretas, mensalidades, programação cultural, licenciamentos, aluguel de espaço, aluguel de lojas, loja própria, produção artesanal de instrumentos e fundo patrimonial.

“É uma iniciativa brilhante, uma proposta extremamente interessante e importante para Santa Catarina, que fortalece a característica cultural que o estado catarinense tem”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O Musicarium tem o apoio do Fundo Social da FIESC, iniciativa que estimula o uso de recursos que seriam destinados ao Imposto de Renda (de pessoas físicas ou jurídicas) e que podem ser doados a iniciativas culturais e de outras áreas.

::: Clique aqui para saber mais sobre o Fundo Social e conhecer projetos apoiados.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR