Indústria é exemplo de inovação constante e internacionalização bem sucedida, afirma a FIESC

Florianópolis, 01.12.2025 – Um século após a fundação pelo jovem casal de imigrantes alemães Rudolph e Hildegard Hufenüssler, a Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul, comemora hoje uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70. A primeira fábrica de aromas e óleos essenciais de plantas tropicais do Brasil foi fundada em 1º de dezembro de 1925 já com o objetivo de surpreender o mercado europeu com sabores inovadores.

A combinação do ímpeto jovem e a vontade firme de seguir o processo de expansão guiou os passos da segunda geração, que, com Dietrich (in memoriam) e Rodolfo Hufenüssler, transformou a Duas Rodas na maior casa de aromas do Brasil. Tal conquista inspirou a terceira geração, que a partir de 2002 impulsionou a consolidação do projeto de crescimento, fortalecendo o processo de governança corporativa e promovendo um grande salto na expansão global da multinacional.

Neste período, Leonardo Fausto Zipf e Monika Hufenüssler Conrads assumiram o comando da gestão. A partir de 2011, Monika tornou-se presidente do Conselho de Administração, ficando até 2019, e Leonardo assumiu a Presidência-Executiva. Em abril último, o industrial formalizou a sua sucessão, oficializando Rosemeri Francener como Presidente-Executiva/CEO e passando a se dedicar à presidência do Conselho de Administração, onde segue.

“A Duas Rodas chega aos 100 anos como exemplo de inovação constante e  internacionalização bem sucedida. Este resultado se deve tanto à gestão de qualidade, aplicada desde a sua fundação, quanto por se propor constantemente desafios ousados, e realizá-los”, parabeniza Gilberto Seleme, presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC). 

“Chegar aos 100 anos é um privilégio reservado a empresas que sabem evoluir sem perder sua essência. Esta homenagem reforça o valor de uma trajetória construída com propósito, guiada por pessoas comprometidas e movidas por desafios, um reconhecimento que devemos dedicar a todas as gerações que fazem parte da história da Duas Rodas. É também um convite para continuarmos construindo o futuro com a mesma coragem e paixão que nos trouxeram até aqui”, afirmou Leonardo Fausto Zipf, em recente evento em que a empresa foi homenageada pelo centenário.

Hoje, a Duas Rodas é líder na fabricação de aromas e soluções para o mercado de alimentos e bebidas da América Latina. A empresa possui operação em 8 países: no Brasil, com unidades em Santa Catarina, São Paulo e Sergipe; no México, Chile e na Colômbia; além de contar com um Centro Avançado de Inovação e Logística na Alemanha e escritórios na Polônia, China e Estados Unidos.

Presente em mais de 70 países, a empresa expande sua atuação globalmente com um portfólio de mais de 5.000 ingredientes e soluções tecnológicas voltados à formulação de diversos gêneros alimentícios, que são consumidos por milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do nome e linha do tempo

O brasão da cidade alemã de Mainz, de onde vieram os fundadores, está presente na história da empresa desde o seu início. E foi a inspiração para o seu nome a partir da década de 1990, quando deixou de ser Indústrias Reunidas Jaraguá S.A. para se tornar Duas Rodas Industrial S.A.

1925 - Vindos da Alemanha, o químico-farmacêutico Rudolph Hufenüssler e a física Hildegard Hufenüssler instalam a fábrica de extratos e essências naturais em Jaraguá do Sul;

1935 - Dez anos após a fundação, a empresa começa a exportar produtos para o Uruguai;

1938 - Suco e óleos de laranja e tangerina são os primeiros produtos enviados à Europa. É construída a fecularia e criada a Indústrias Reunidas Jaraguá S.A;

1948 - Criada a Selecta, marca que simboliza início da produção de emulsificantes e hoje é líder em insumos para sorvetes no Brasil;

1968 - Construção de um engenho de arroz, com a companhia atuando na venda do produto diretamente ao público final nas décadas de 1960 e 1970;

1980 - Cursos e aperfeiçoamentos tornam a Indústrias Reunidas referência de conhecimento para sorveteiros;

1992 - Indústria Reunidas S.A. torna-se oficialmente Duas Rodas Industrial, marca pela qual os produtos já eram conhecidos;

1995 - Companhia inaugura nova expedição e nova destilaria;

1997 - Aquisição consolida a presença no Chile, com fábrica em Santiago;

2001 - Inauguração do Centro Tecnológico e Administrativo, na Duas Rodas Matriz;

2003 - Duas Rodas inaugura sua fábrica em Estância (SE);

2008 - Instalação de fábrica na Colômbia;

2011 - Lançamento da Specialitá, linha premium de insumos para sorvetes;

2013 - Inauguração de unidade no México;

2015 - Aquisição da Mix Ingredientes, de São Bernardo do Campo (SP), marca o início da atuação no segmento de confeitaria. Lançamento de soluções focadas em alimentação animal;

2018 - Inauguração de um novo Centro de Tecnologia e Inovação na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Inauguração de uma nova fábrica de pastas e variegatos na matriz em Jaraguá do Sul;

2019 - Abertura do escritório comercial na China;

2021 - Abertura do escritório comercial nos Estados Unidos;

2024 - Aquisição da tropextrakt GmbH, na Alemanha, que se torna centro de pesquisa e de distribuição para a Europa.

Indústrias centenárias de Santa Catarina e do Brasil

A Duas Rodas se junta assim ao restrito grupo de indústrias centenárias em atividade no estado. Segundo levantamento do Observatório FIESC, já ultrapassaram os 100 anos as seguintes indústrias: Altenburg, Altona, Aludim, Baumgarten, Döler, Hemmer, Hering, Hoepcke, Grupo H Carlos Schneider, Karsten, Lepper, Max Wilhelm, Minâncora, Pureza, Renaux View e Grupo Malwee. “Na fila” para o centenário próximo estão Teka (2026) e Condor (2029).

São raras as empresas que chegam aos 100 anos no Brasil. O último levantamento, feito pela Associação Comercial de São Paulo, revelou que apenas 190 das mais de 14,5 milhões de companhias registradas no país eram centenárias, ou seja, pouco mais de 0,01%. 

Com informações da Duas Rodas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional 

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Receba gratuitamente no seu e-mail, WhatsApp ou no LinkedIn. fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn