Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Mudança no cenário eleitoral dos EUA leva à desvalorização do Real

Incerteza sobre resultado da eleição americana motiva fuga de capitais de países em desenvolvimento e moedas de emergentes reagem negativamente; no Brasil, câmbio já pode causar inflação e provocar alta da Selic

Ouça a análise completa.

 

 

Florianópolis, 26.07.24 - A desistência de Joe Biden de concorrer novamente à presidência dos Estados Unidos criou um cenário de incerteza em relação aos resultados do pleito. Esse ambiente levou a uma fuga de investidores de países em desenvolvimento, causando a desvalorização de moedas desses países, incluindo o Real. 

A taxa de câmbio brasileira nesse patamar já tem impacto na inflação, segundo o economista-chefe da FIESC, Pablo Bittencourt. Isso pode motivar o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central brasileiro a elevar a taxa básica de juros este ano, na avaliação de Bittencourt. 

Segundo ele, nem mesmo o corte de gastos do governo federal anunciado na semana foi suficiente para reverter o ambiente negativo e de incerteza. Dados do PIB norte-americano bem acima da expectativa também não ajudaram. Confira a análise completa do economista-chefe da FIESC no áudio. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine: https://fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn