Florianópolis, 23.09.2025 - O segmento planejados concentra 8,8% das unidades produtoras de móveis - 1,9 mil empresas - e emprega 30,7 mil pessoas, ou 12,2% dos trabalhadores do setor. Os dados são de estudo do IEMI - Inteligência de Mercado e mostram que a proposta de consumo sob demanda, motivada pela busca de exclusividade, tem sido um dos motivos para a alta registrada no segmento de móveis planejados.
Segundo Marcelo Prado, diretor do IEMI, o segmento de planejados tem ganhado protagonismo: “Embora representem apenas 8,8% das unidades produtoras, os móveis planejados demonstram eficiência produtiva e valor agregado superior, já que respondem por 17,5% do valor total da produção”.
Ainda que representem apenas 8% das peças produzidas, os planejados concentram mais mão de obra qualificada e apresentam custos de produção mais elevados. Dos R$ 78,7 bilhões movimentados pelo setor moveleiro no Brasil em 2024, R$ 13,8 bilhões foram provenientes do segmento de móveis planejados.
A pesquisa aponta que os móveis de cozinha lideram a produção dos planejados, com quase 40% do total nacional. O Sudeste concentra mais de 40% dos pontos de venda no segmento, consolidando-se como o maior mercado regional.
“Os móveis planejados são hoje uma vitrine do potencial competitivo da indústria moveleira. Representam apenas uma fração da produção nacional, mas concentram mais empregos, tecnologia e eficiência. Esse é um caminho que fortalece a cadeia produtiva e impulsiona a participação de nossas empresas em um mercado cada vez mais exigente”, afirma Bruno Pauli, presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Grande Florianópolis (SIM).
SIM Móbile
Com apoio da Federação das Indústrias (FIESC), o sindicato promove nesta sexta, dia 26, o SIM Móbile – Encontro da Indústria do Mobiliário da Grande Florianópolis. O evento reunirá empresários, fornecedores, arquitetos, designers e entidades parceiras para um dia de conteúdo, networking e reconhecimento institucional. A programação inclui a posse da nova diretoria, a entrega do Mérito Associativo e palestras sobre economia, gestão e inovação, reforçando o papel do setor moveleiro no desenvolvimento regional. Confira a programação completa e inscreva-se aqui.
Com informações do IEMI
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.