Morte de Ribas Júnior abre lacuna nos campos político e cultural de SC

Para a FIESC, Salomão Ribas Júnior trouxe uma expressiva contribuição em diversos campos, sempre com muito talento, destacando-se pela sua notável capacidade de comunicação e articulação. Fica com uma referência para todos os catarinenses

Florianópolis, 16.9.2024 - A morte de Salomão Ribas Junior abre uma lacuna nos campos cultural e político de Santa Catarina, observou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar o falecimento ocorrido, na noite deste domingo, 15, em Florianópolis. Nascido em Caçador, há 79 anos, Ribas Júnior foi advogado, radialista, jornalista, escritor, deputado estadual, secretário de estado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão que presidiu, a exemplo da Academia Catarinense de Letras.

“Salomão Ribas Júnior trouxe uma expressiva contribuição em diversos campos, sempre com muito talento, destacando-se pela sua notável capacidade de comunicação e articulação. Ele se torna uma referência para todos os catarinenses”, afirmou Aguiar.”, afirmou Aguiar.

Depois de ter se formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, em 1972, Ribas Júnior exerceu o cargo de deputado estadual por duas vezes, entre de 1983 a 1991. Como secretário de estado, ocupou as pastas da Educação (1975 a 1977), Casa Civil (1977 a 1979), Cultura, Esporte e Turismo (1985 a 1986), além de Saúde e Promoção Social e da Imprensa, nas quais atuou interinamente. Foi consultor-geral do Estado (1979 a 1980). Da mesma forma, integrou o primeiro conselho consultivo da Fundação Catarinense de Cultura e o Conselho Estadual de Cultura (1978 a 1982), o Conselho Estadual de Educação (1977 a 1982), e o Conselho de Tecnologia e Meio Ambiente (1977 a 1979). A partir de 1990, se conselheiro do TCE, em que ficou até 2014.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor