Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Morre industrial José Adami Neto, de Caçador, aos 67 anos

Visionário, de espírito empreendedor, José Adami Neto conduziu e impulsionou a empresa familiar, consolidando sua relevância para SC e a região, além de ter contribuído de forma incansável nas entidades de classe e nas ações sociais nas quais se destacou

Florianópolis, 13.9.2024 - O industrial José Adami Neto, de Caçador, que faleceu aos 67 anos na madrugada desta sexta-feira (13), em São Paulo, deixa uma importante contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina e do país. A manifestação é do presidente em exercício da Federação das Indústrias de Santa Catarina FIESC, Gilberto Seleme. Desde 2003, Adami presidia a empresa criada em 1942 pelo avô. Ele também integrava, desde 2011, o Conselho do Centro das Indústrias de Santa Catarina (CIESC), entidade da FIESC. Em 2008, assumiu a presidência do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Santa Catarina (Sinpesc), cargo que ocupou até sua morte.

“Visionário, de espírito empreendedor, José Adami Neto participava das mais relevantes iniciativas sociais”, testemunha o amigo Gilberto Seleme. “Sempre tinha uma grande preocupação com a sociedade e com os colaboradores de suas empresas. Como empresário, tinha uma imensa preocupação em reinvestir os resultados”, destaca o presidente em exercício da FIESC. 

O grupo empresarial que liderava mantém negócios na área de papel e celulose, portas e molduras e reflorestamento, além de investir no setor de energia, adquirindo participações em Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Na cidade de Boston, nos Estados Unidos, de onde chefia uma missão empresarial da FIESC, o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, também lamentou o falecimento do industrial catarinense. “José Adami Neto soube conduzir e impulsionar a empresa familiar, consolidando sua relevância para SC e a região, além de ter contribuído de forma incansável nas entidades de classe e nas ações sociais nas quais se destacou”, afirmou Aguiar.

Biografia

Nascido em Florianópolis em 4 de abril de 1957, José Adami Neto era filho Victor Baptista Adami e Vanira Teresa Gomes Adami. Seguiu a linha sucessória na presidência da Adami SA, empresa fundada durante a Segunda Guerra Mundial pelo seu avô, de quem herdou também o nome. José Adami Neto entrou na companhia em 1978, como diretor comercial, quando a presidência era exercida pelo seu pai. No ano seguinte, formou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela qual também concluiu a pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho. Também formou-se em Administração de Empresas pela Universidade do Contestado (UNC) e concluiu um MBA pela Fundação Getúlio Vargas. 

Além da FIESC e do Sinpesc, Adami ocupou cargos diretivos na Associação Brasileira de Papelão Ondulado, Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). No campo empresarial, também ocupou cargos de direção na Cia Bom Sucesso de Eletricidade e na Passos Maia Energética. 

José Adami Neto deixa a esposa Carla e os filhos Pedro Henrique e José Victor. 

O velório será neste sábado (14), das 9 às 16 horas, no Plenário Oswaldo José Gomes, da Câmara Municipal de Caçador, seguido de missa e sepultamento no Cemitério Municipal de Caçador.

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn