Florianópolis, 25.5.2021 - A mobilidade elétrica será o tema desta quarta (26), na programação da Semana da Indústria, série de atividades promovidas pela FIESC de 25 a 28 de maio. A partir das 10 horas, o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, o especialista alemão Alexander Busse, o diretor de operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira; o gerente-executivo de inovação e tecnologia do SENAI Nacional, Marcelo Prim, e o diretor industrial de Sistemas & eMobility WEG, Valter Knihs, vão discutir as oportunidades, desafios e tendências das tecnologias de transporte movida a eletricidade. O seminário será transmitido pelo canal da FIESC no YouTube.
Os Institutos SENAI de Inovação integram a iniciativa Rota 2030, que tem o objetivo de ampliar a participação brasileira do mercado de mobilidade elétrica. Para abertura do seminário, está prevista a presença dos presidentes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e da Câmara Cidades Inteligentes, Jean Vogel.
Na sequência, será realizado o painel, que terá mediação de José Eduardo Fiates. Serão apresentadas as seguintes palestras:
- Perspectiva Internacional da Mobilidade Elétrica: qual o caminho para o mercado e tecnologia? (baseado no Relatório E-Mobility Index 2021 publicado pela Roland Berger e FKA), por Alexander Busse;
- Programa Mobilidade e Logística Rota 2030, por Carlos Eduardo Pereira, e
- Programa A3 – Alavancagem de Aliança para o Setor Automotivo Rota 2030, por Marcelo Prim e Valter Knihs.
::: Acesse o canal da FIESC no YouTube: www.youtube.com/fiesc_oficial
::: Acesse o site https://fiesc.com.br/semanadaindustria, confira a programação completa e faça sua inscrição gratuita.
Demais eventos da Semana da Indústria
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembra que a Semana da Indústria é um evento tradicional do calendário da FIESC e valoriza a contribuição do setor ao desenvolvimento do estado. “Estamos trazendo para o debate temas que estão na agenda do empresário. Vamos discutir os cenários políticos estadual e nacional e as perspectivas para aprovação das reformas, o enfrentamento da crise e a recuperação econômica. Destaco também a saúde e segurança do trabalhador e a mobilidade elétrica, que já é uma realidade mundial e que apresenta grandes oportunidades para a indústria catarinense”, explica.
Na quinta-feira, dia 27, será realizado o fórum A indústria, o cenário político, as reformas e a Economia. Para este evento, estão programados dois painéis: um vai abordar o cenário político nacional e o outro o cenário político estadual. O painel sobre cenário político nacional contará com a participação do gerente de política econômica da CNI, Mário Sérgio Telles; do presidente da Holding GBGA, Luiz Gonzaga Coelho; do diretor de relações públicas e governamentais GM, Adriano Barros, além do presidente da FIESC. O painel sobre cenário político estadual contará com a participação dos jornalistas Moacir Pereira, Roberto Azevedo e Cláudio Prisco Paraíso.
Na sexta-feira, dia 28, será realizado o Fórum empresarial Invest SC e Conselho de Economia FIESC, iniciativa conjunta com o Governo de SC. Participam deste encontro: a secretária de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, o secretário de desenvolvimento da indústria, comércio, serviços e inovação do Ministério de Economia, Jorge Lima; e o secretário de comércio exterior do Ministério de Economia, Lucas Ferraz.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina