Florianópolis, 13.9.2023 - A MMS Empreendimentos, uma empresa sediada em Florianópolis, fez a maior oferta para o edital de arrendamento provisório do Porto de Itajaí, com a garantia de movimentação de 66,6 mil contêineres por mês. O volume é 51% maior que a segunda oferta, de 44 mil, feita pela Mada Araújo Asset Management.
As propostas foram abertas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em audiência nesta quarta (13). Se não houver recursos, o resultado final da disputa, que inclui ainda outros cinco concorrentes, será divulgado no próximo dia 19.
O vencedor irá operar as áreas destinadas à movimentação e armazenagem de carga conteinerizada e carga geral por 24 meses, sem a possibilidade da rescisão do contrato antes desse período.
Durante a vigência do arrendamento transitório, o governo federal planeja lançar o edital definitivo para o arrendamento dos quatro berços do Porto de Itajaí à iniciativa privada. O arrendamento definitivo será de 35 anos, mantendo a Autoridade Portuária Pública e Municipal.
O terminal está sem operação desde o fim de junho, quando chegou ao fim o contrato com a APM Terminals, que administrava a estrutura há mais de 20 anos.