No segundo dia da viagem, grupo também teve encontro em universidade reconhecida pela excelência em engenharia mecânica, elétrica e design

Florianópolis, 05.09.2025 – No segundo dia da missão à China, a comitiva do SENAI conheceu a Shining 3D, a Universidade Politécnica de Zhejiang de Engenharia Mecânica e Elétrica e a Unitree Robotics, instituições que são referência global em tecnologia e inovação.

Na Shining 3D, que atua desde 2000 em escaneamento e impressão 3D, foram apresentadas soluções portáteis e sem fio aplicadas a setores como aeronáutica, saúde e educação. A empresa também integra digitalização e manufatura aditiva em aplicações industriais.

As conversas abordaram cooperação em pesquisa e desenvolvimento, formação profissional, avaliação de equipamentos e parcerias estratégicas em competições e fóruns internacionais como WorldSkills e BRICS.

A comitiva também visitou a Zhejiang Polytechnic University, reconhecida na China e no exterior pela excelência em engenharia mecânica, elétrica e design.

Com mais de 11 mil estudantes de ensino superior, a instituição mantém laboratórios de ponta e manifestou interesse em parcerias em cursos conjuntos, programas de internacionalização e intercâmbio acadêmico.

ROBÔS

A última agenda do dia foi na Unitree Robotics, especializada em robôs humanoides e quadrúpedes usados para reduzir riscos, executar tarefas industriais e apoiar atividades do dia a dia.

Foram discutidas cooperações em transferência de tecnologia, projetos de pesquisa e desenvolvimento e inserção de robôs nos cursos do SENAI, desde o nível técnico até a pós-graduação.

O diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, diz que “a parceria coloca a SENAI na borda do conhecimento em robótica avançada e Indústria 4.0, fortalecendo a competitividade da indústria catarinense no cenário global”.

O objetivo da viagem é fortalecer a educação profissional no Brasil, além da cooperação entre Brasil e China no âmbito do BRICS, grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul para colaboração econômica e tecnológica.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn