Missão da FIESC inicia visita a Canton Fair e conhece empresas chinesas

Grupo com 55 empresários iniciou missão com visita a fábricas e reunião com Cônsul do Brasil em Guangzhou; feira multissetorial abriu visitação no dia 15

Florianópolis, 15.10.24 - Com foco em estabelecer novas parcerias de negócios e conhecer potenciais fornecedores e tecnologias chinesas, a comitiva liderada pela Federação das Indústrias de SC (FIESC) à China iniciou sua participação na Canton Fair, que abriu sua área de exposição neste dia 15.

O grupo de 55 empresários de todo o Brasil visitou estandes e trocou informações com potenciais fornecedores. Para o presidente da FIESC, a feira multissetorial impressiona pelo tamanho e pelo volume de produtos expostos. "Uma característica da feira é que são estandes mais simples, mas lotados de produtos e os vendedores abordam os visitantes já com muita informação, ávidos por fazer negócios", afirmou. As visitas à Canton Fair seguem nos dias 16 e 17. No dia 18, a comitiva vai conhecer as empresas BYD e Huawei.

Nesta edição da Canton Fair, a FIESC lidera a missão para as três fases do evento, com duas etapas subsequentes. Na sua primeira fase, os expositores são dos setores de eletrônicos para consumo e produtos de TI, eletrodomésticos, equipamentos de iluminação e energia, automação, equipamentos e máquinas elétricas, veículos e autopeças, entre outros. A segunda fase é voltada para materiais de construção e decoração e a terceira fase é mais focada no setor têxtil.

No dia 14, a programação da missão contemplou a visita a duas fábricas da região de Guangzhou. Parte do grupo acompanhou o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, a Lesso Group, fabricante de materiais de construção, como tubos e conexões hidráulicas e equipamentos como louças e metais sanitários.

O destaque da visita, segundo Aguiar, foi o elevado nível de automação da unidade fabril, considerada uma fábrica escura, ou seja, com pouquíssima intervenção humana. "Na parte de conexões, é uma fábrica impressionante, com 31 injetoras e apenas 3 pessoas trabalhando, totalmente robotizada", explicou.

Presidente da FIESC conhece automatização da fábrica da Lesso Group na produção de tubos e conexões. (foto: Paulo Koerich)

O restante do grupo acompanhou o vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, na visita à fabricante de artigos de couro Dubaolu.

Ainda no dia 14, a comitiva reuniu-se também com o cônsul do Brasil em Guangzhou, Allan Coelho de Sellos, e com o executivo do Banco do Brasil na China, Ricardo Damiani.

Indústria de produtos de couro recebe a comitiva da FIESC. (foto: Paulo Koerich)

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.