Florianópolis, 21.11.2022 - Uma missão liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) tem visitado instituições do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação na Ásia. Participam da comitiva representantes de 23 instituições de ensino superior, entre elas, o UniSENAI, centro universitário do SENAI em Santa Catarina.
A pró-reitora de ensino e extensão do UniSENAI, Barbara Perez, integra o grupo que encerrou as visitas a instituições no Japão e que, nesta semana, dá início à agenda em Singapura. Além de buscar experiências e insights de modelos a serem aplicados no Estado, o grupo busca formalizar acordos de cooperação com as organizações que fazem parte da programação.
“O Japão oportuniza de forma muito clara estreitar vínculos de colaboração entre universidade e indústria e, o mais importante, confirma que essa estratégia será vital nos próximos anos. Entre as tendências nas áreas de conhecimento que são foco desta missão estão ações pensando em startups e fomento ao empreendedorismo em todo o processo de formação”, relata a pró-reitora.
Entre os locais visitados durante a missão que segue até o dia 25 estão a Embaixada do Brasil no Japão, o Instituto Tecnológico da JICA, o Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão, os dois campus da Universidade de Chukyo, Universidade de Quioto, a Universidade Tecnológica de Nanyang, a Universidade Nacional de Singapura, o Centro de Pesquisa em Agricultura Urbana Sustentável, entre outras instituições.
Com informações da assessoria da FAPESC.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC