General de brigada Carlos Eduardo da Mota Góes participou da reunião integrada de câmaras da FIESC e falou sobre as oportunidades que existem em inovação, tecnologia e defesa para que as indústrias catarinenses sejam fornecedoras

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC

Florianópolis, 20.05.2022 – A Federação das Indústrias (FIESC) promoveu nesta sexta-feira (20) reunião integrada das câmaras setoriais Metalmecânica e Smart Cities e do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa). O encontro integrou a programação da da 2° edição da SC Expo Defense. O general de brigada, o engenheiro militar Carlos Eduardo da Mota Góes, diretor do departamento de ciência, tecnologia e inovação (DECTI), falou sobre as oportunidades para o setor industrial em inovação, tecnologia e defesa. Ele destacou que entre 2019 e 2022, o aporte de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para projetos de defesa é de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. 

Ele falou sobre os programas estratégicos de defesa, incluindo as Fragatas Classe Tamandaré, o Sisfron e o FX-2 Gripen NG. “São projetos que promovem geração de emprego, um salto qualitativo em tecnologia e a abertura de novos mercados externos”, frisou o general. A participação da base industrial de defesa vem se intensificando. 

Ainda no encontro, indústrias catarinenses relataram suas experiências no fornecimento às Forças Armadas e como realizaram as adequações necessárias para atender as demandas da Defesa. É o caso da Olsen, de Palhoça, da Bovenau, de Rio do Sul, e da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).  

A SC Expo Defense é patrocinada por: Apex Brasil, Elanus, Flic, Intelbras, RedTech Security, SENAI, SESI, CNI, Quartzo, Fundação CITeB, Dígitro, Metisa, SENAI-PR, EAB, B.Lotti, Bovenau, BoxTop, Bremer/Brevil, Certi, Clemar Engenharia, Contronics, Cravil, CSD, Datacabos, Desmodus, Fishing Company, Global Drones, GreyLogix Brasil, Olsen, Parks, Rafitec/Propex, Riosulense, Simmmers, Terä, UsiRota, Vlavi e VK Parafusos. Participa como co-realizador o SEBRAE. O evento tem ainda o apoio institucional da Abimaq, Abimde, ABNT, Prefeitura de Florianópolis e SIMDE, além do apoio do Ministério da Defesa.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina