Microempresa de Joinville desenvolve projeto de inovação em parceria com Instituto SENAI

Produto vai agilizar o trabalho dos profissionais de odontologia

Florianópolis, 28.6.2021 - Graças a uma parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser e o Sebrae, a empresa Technolife está com um novo produto no mercado: WashVeneer. O produto desenvolvido é uma lavadora de facetas odontológicas, utilizado antes do procedimento de colagem das facetas nos dentes do paciente.

O produto foi desenvolvimento por Carlos Alberto Amorim, proprietário da microempresa Technolife, que trabalha com foco no ramo médico odontológico. “Havia a solicitação por parte dos profissionais desta área de um produto que facilitasse a aplicação de ácidos e posterior limpeza de facetas odontológicas”, relata Amorim, lembrando que há um similar no mercado italiano, mas o custo e mais o transporte tornam inviável a sua aquisição.

Ao procurar o Instituto para desenvolver os moldes de injeção das peças plásticas para o protótipo, o professor Fabio Fernando Karnopp, da área de Desenvolvimento de Negócios, propôs uma solução que envolvesse também o Sebrae para captação de recursos. Com a aprovação do projeto pelo Sebrae, a empresa obteve subsídio que permitiram custear 70% da mão de obra para desenvolver o molde protótipo para o novo produto.

“O projeto foi concebido pelo trabalho de uma equipe técnica, que realizou um estudo para este desenvolvimento. Foram avaliadas, estratégias de design, estratégia de usinagem e estratégias de injeção para fabricação do produto. Para validar e implantar a lavadora de facetas, produzimos um molde protótipo, com características principais de microusinagem para obter os detalhes de fixação e travamento entre as partes e peças”, explica Karnopp.

De acordo com Carlos Alberto Amorim, o apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser foi decisivo para chegar ao produto final. “A qualidade dos profissionais, o aporte técnico do Instituto e o atendimento que tivemos foram excelentes. A troca de experiência com a equipe também contribuíram para aprimorarmos o projeto”, relata Amorim.

O WashVeneer está pronto para ser comercializado. Um lote com 500 peças foi produzido para a distribuição entre os profissionais que comercializam produtos odontológicos e para profissionais da área odontológica que aguardam o produto para utilizar em suas clínicas e em cursos.

A Technolife está sediada em Joinville há mais de 10 anos e atua com foco no ramo médico odontológico e tem a inovação como base e diferencial neste mercado. A empresa mantém uma equipe de seis funcionários. Com o sucesso no desenvolvimento do WashVeneer, a empresa já estuda, junto ao Instituto, novos projetos de inovação.

Com informações da Logos Conteúdo