Florianópolis, 2.5.2025 - As micro e pequenas lideram a abertura de novas empresas em Santa Catarina. No ano passado, das 123.465 empresas criadas no estado, 96% foram do segmento de MPEs. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) e foram apresentados pelo gerente de projetos em negócios de desenvolvimento industrial da FIESC, Marcelo Masera de Albuquerque, em reunião da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, na última quarta-feira, dia 30.
O presidente da Câmara, o industrial Célio Bayer, destacou que, mesmo diante de um cenário desafiador, especialmente em nível nacional, a criação de novas empresas nesse segmento se manteve positiva em Santa Catarina, impulsionada, em boa medida, pela combinação entre crescimento econômico do estado e baixo desemprego. “As micro e pequenas são fundamentais para a geração de trabalho e renda — elas representam 98% das empresas industriais de SC e respondem por quase metade dos empregos formais da nossa indústria”, disse.
As linhas de crédito disponíveis para as MPEs foram apresentadas pelo gerente de financiamentos da Secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação, Luiz Maranzatto. Ele destacou a disponibilidade de linhas como o Pronampe Santa Catarina, operado pelo Badesc e BRDE, com a oferta de taxas diferenciadas para as micro e pequenas.
No encontro, os participantes também conheceram como o Programa Brasil Mais Produtivo pode elevar a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. O gerente de canais de venda e relacionamento da FIESC, Robson Marcus Wanka, informou que as empresas que participaram do programa no ano passado tiveram uma melhoria média de produtividade de mais de 50%. O programa é coordenado pelo Ministério de Indústria e Comércio (MDIC), mas as consultorias são realizadas pelo SENAI e Sebrae.
A ampliação do teto do Simples Estadual e do Simples Nacional também foi abordado na reunião. Esse é um pleito antigo do setor produtivo catarinense, que tem atuado em diversas frentes, com o apoio do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM).
Das 123.465 empresas abertas no ano passado no estado, 96% foram de micro e pequeno portes, mostram dados apresentados na reunião da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC