Florianópolis, 25.9.2023 - A Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional realizados em Joinville - chegou ao fim na última semana (22) com a participação de 18 mil profissionais dos setores de fundição, siderurgia, forjaria, alumínio e serviços. Segundo levantamento realizado pela organização, o evento deve gerar R$ 300 milhões nos próximos 18 meses.
Na primeira edição após um intervalo de cinco anos, motivado pela pandemia, a feira contou com 210 expositores nacionais e estrangeiros dos Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Argentina, Turquia, China e Rússia.
Formação profissional
A Federação das Indústrias (FIESC) esteve presente na Feira da Metalurgia com um estande destinado a apresentar as novas tecnologias utilizadas em cursos do SESI e do SENAI.
A principal atração tecnológica e interativa foi o robô que se assemelha ao personagem Darth Vader da franquia Star Wars, fabricado por meio da impressão 3D em máquinas de pequeno porte. Essa peça é a maior já impressa em 3D e supera o robô do Homem de Ferro, também fabricado pela instituição e apresentado durante a Intermach.
Para demonstrar técnicas da Indústria 4.0 e do metaverso, o estande contou com óculos de realidade virtual, com os quais os visitantes poderão visualizar um processo de fundição em 3D. Esse processo é projetado através de um software que permite que o profissional interaja e altere comandos a distância.
“Recebemos em torno de 4 mil jovens no nosso estande e, certamente, tocamos de certa forma cada um deles para que possam se conectar à agenda da metalurgia e metalmecânica, ajudando a indústria a ter mão de obra qualificada no setor”, afirma Daniel Aviz, gerente de operações do SESI e do SENAI em Joinville e região.
Rodada de Negócios e congresso
Além das exposições, a Metalurgia teve espaço para Rodada de Negócios, que reuniu cerca de 140 participantes, de empresas compradoras e fornecedoras. Com aproximadamente 400 reuniões realizadas, a perspectiva é de R$ 25 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
A Metalurgia 2023 também trouxe em sua programação amplo espaço para capacitação profissional.
O evento também sediou o Congresso de Tecnologia para Não Oxidáveis, realizado pela Inox do Brasil, e o CINTEC Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica, realizado pela plataforma online Doutor Fundição.
Com informações da Messe Brasil