Metalmecânica lidera demanda por qualificação profissional na indústria

Oportunidades são oferecidas em todas as regiões catarinenses e também fora de Santa Catarina

Florianópolis, 15.10.2021 - O segmento metalmecânico é o que tem a maior demanda por qualificação profissional dentro da indústria. Em Santa Catarina, a área lidera a que tem mais necessidade por cursos de curta duração e é a segunda na formação de técnicos, atrás  apenas do conjunto de cursos transversais. A informação foi prestada pelo gerente de educação básica e profissional do SENAI e do SESI em Santa Catarina, Thiago Korb, durante a reunião on-line da Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Metalmecânica, da FIESC, nesta quinta (21).

Korb fundamentou sua argumentação na pesquisa Mapa do Trabalho, realizada em 2018 pelo SENAI Nacional e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que identificou as demandas até 2023. “A área metalmecânica é a que tem a maior na quantidade de cursos oferecidos pelo SENAI”, afirmou Korb. Ele também explicou que a formação para indústria está integrada aos currículos dos cursos. Para esta formação, a entidade está investindo em kits de conectividade e em 30 laboratórios-conceito para alavancar as práticas 4.0.

“O setor metalmecânico sempre foi protagonista no SENAI em termos de demandas por cursos, de buscas de qualificação; faz parte da história da área, inclusive com investimentos compartilhados”, afirmou o presidente da Câmara, Andre Odebrecht.

A área se configura no quinto maior segmento industrial de Santa Catarina em número de estabelecimentos (3,9 mil) e de empregos (63 mil), sendo responsável por 2,7% das vagas de trabalho do estado. Os dados estatísticos do setor foram apresentados na reunião pelo pesquisador da FIESC, Matheus Bittencourt de Brito. O evento contou ainda com a exposição feita pela Diretoria Institucional e Jurídica da FIESC a respeito de projetos de lei que tramitam no legislativo nacional e estadual e seus impactos no setor.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR