Florianópolis, 16.04.25 - A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) quer superar a meta de ampliar a rede de postos de coleta no Brasil para 5 mil até o fim de 2025. O objetivo da entidade é atender cerca de 125 milhões de consumidores, oferecendo um ponto de coleta adequado para produtos como celulares, geladeiras, cabos e computadores, entre outros. Em Santa Catarina, a Abree conta com 145 pontos de coleta em parceiros localizados em 70 cidades do estado.
A entidade coordena com parceiros como redes de varejo, shopping centers, prefeituras a coleta dos materiais, e depois faz todo o processo de logística e preparação para a reciclagem, como a separação, desmontagem e destinação correta dos subprodutos.
Em reunião conjunta da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Comitê Logística Reversa da Federação das Indústrias de SC (FIESC) nesta quarta-feira, 16, o presidente da entidade, Robson Esteves, destacou a importância da educação ambiental e da conscientização dos consumidores. Para ele, é essencial que o varejo esteja envolvido no processo de logística reversa, para ampliar a capilaridade das ações.
Setor têxtil
A reunião trouxe ainda a iniciativa da Karsten, que desenvolveu uma toalha de banho que traz na sua composição materiais reciclados. A empresa catarinense usa fios compostos de fibras recicladas de outros produtos têxteis, e ainda adaptou seus processos de produção da toalha para consumir menos água e corantes, num esforço extra para ter um produto ainda mais sustentável.
Segundo a companhia, o custo de produção da toalha Renova é competitivo em relação à produção de um produto com a mesma gramatura fabricado com apenas fibras virgens.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.