Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Meta de fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos é ter 5 mil pontos de coleta em 2025

Associação de reciclagem do setor quer ampliar cidades atendidas com espaços para destinação adequada dos produtos descartados

Florianópolis, 16.04.25 - A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) quer superar a meta de ampliar a rede de postos de coleta no Brasil para 5 mil até o fim de 2025. O objetivo da entidade é atender cerca de 125 milhões de consumidores, oferecendo um ponto de coleta adequado para produtos como celulares, geladeiras, cabos e computadores, entre outros. Em Santa Catarina, a Abree conta com 145 pontos de coleta em parceiros localizados em 70 cidades do estado.

A entidade coordena com parceiros como redes de varejo, shopping centers, prefeituras a coleta dos materiais, e depois faz todo o processo de logística e preparação para a reciclagem, como a separação, desmontagem e destinação correta dos subprodutos.

Em reunião conjunta da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Comitê Logística Reversa da Federação das Indústrias de SC (FIESC) nesta quarta-feira, 16, o presidente da entidade, Robson Esteves, destacou a importância da educação ambiental e da conscientização dos consumidores. Para ele, é essencial que o varejo esteja envolvido no processo de logística reversa, para ampliar a capilaridade das ações.

Setor têxtil
A reunião trouxe ainda a iniciativa da Karsten, que desenvolveu uma toalha de banho que traz na sua composição materiais reciclados. A empresa catarinense usa fios compostos de fibras recicladas de outros produtos têxteis, e ainda adaptou seus processos de produção da toalha para consumir menos água e corantes, num esforço extra para ter um produto ainda mais sustentável.

Segundo a companhia, o custo de produção da toalha Renova é competitivo em relação à produção de um produto com a mesma gramatura fabricado com apenas fibras virgens.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn