75 executivos participam da pós-graduação que visa capacitar equipes de alta liderança de empresas catarinenses para planejar e desenvolver um roadmap para a reinvenção da indústria; primeiras aulas ocorreram nesta segunda e terça (18 e 19) de forma híbrida


Florianópolis, 19.4.2022 – De forma híbrida, a Federação das Indústrias (FIESC) deu início nesta segunda (18) ao programa Master in Business Reinvention (MBR). O curso de pós-graduação lato sensu visa capacitar equipes de alta liderança de empresas catarinenses para planejar e desenvolver um roadmap para a reinvenção da indústria. Participam desta primeira turma executivos do setor têxtil, moda, confecção, couro e calçados de Santa Catarina. 

“A indústria de Santa Catarina tem uma participação fundamental no desenvolvimento socioeconômico do estado. Nosso objetivo com essa formação é ajudar a encontrar um caminho que amplie a participação do setor têxtil na economia catarinense, especialmente no comércio internacional. Sabemos do potencial que temos para nos destacar”, frisou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que participou da abertura do curso nesta segunda (18). 

O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, lembrou que estes são os primeiros passos na jornada de transformação dos negócios. “Estamos efetivamente inaugurando a Escola de Negócios com uma solução puro-sangue. Algo que distingue muito esta escola é que não nascemos para competir com players consagrados ou escolas renomadas. A gente veio ocupar um espaço na comunidade de aprendizado, que tem a cocriação com os empresários, que inspiram, especialistas do mercado e da academia. Está na estratégia da federação dar perenidade à indústria. Na nossa escola não há programas isolados, andamos de mãos dadas com o setor”, afirmou. A escola ocupará o primeiro andar da sede da Federação em Florianópolis.

O programa Travessia, lançado há dois anos no meio da pandemia causada pelo coronavírus, é o que guia as formações oferecidas por meio da Escola de Negócios, como lembra o diretor de inovação José Eduardo Fiates. “Fomos mobilizados a reinventar a economia catarinense, a alavancar o desenvolvimento social e econômico. Temos que desenvolver nossos negócios no mesmo ritmo. Por meio da formação, integrada à aplicação prática e com foco numa realidade ousada, vamos promover o processo de reinvenção. É o estágio mais avançado em termos de revisão de estratégia de uma empresa”, disse, reforçando ainda que, ao final do curso, as 15 empresas participantes terão um novo perfil. 

“Somos ousados e queremos inovar. Quando a gente fala disso, significa reinventar o modelo mental, que nos traz a capacidade de planejar, ousar, sonhar e ter condições favoráveis para mudar a realidade do setor”, afirmou Amélia Malheiros, head do MBR Priori Moda. 

Saiba mais sobre o MBR Priori Moda
São curadores deste programa José Eduardo Fiates, diretor de Inovação da FIESC; Amélia Malheiros, head do MBR PRIORI Moda; Rodrigo Fumo, head do pilar de Transformação e Negócio; e Tiago Grandi, consultor da Stratega - empresa parceira na cocriação do programa. Outros especialistas e professores confirmados são Andrea Bisker (consumo e mercado), Reinaldo Coelho (Finanças), Enrico Cietta (Modelos de Negócio Têxtil) e Rodrigo Tavares (ESG - NOVA de Lisboa).

Além de ser criado para proporcionar o networking e estimular a formação de alianças setoriais, o programa oferece aprofundamento teórico, prática com o apoio de ferramentas internacionais, acompanhamento e mentoria. Ao final, as empresas participantes vão obter um roadmap de reinvenção do negócio. 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina