MBI do SENAI debate criatividade e tendências da educação

Em sua terceira turma, curso é focado em educação para o profissional do futuro e promoveu uma imersão tratando de temas relacionados à oferta de um modelo educacional voltado à capacitação de trabalhadores para o novo mundo do trabalho que surge com a indústria 4.0

Florianópolis, 15.10.2018 – As tendências da educação e criatividade foram os temas das palestras da imersão da terceira turma do Master Business in Innovation (MBI) em Educação para o Profissional do Futuro. O curso de pós-graduação é oferecido pelo SENAI/SC, entidade da FIESC, aos docentes do seu quadro e de outras instituições. Os temas foram apresentados pelo professor Luís Raquilha e pelo comediante Murilo Gun. Realizado em Florianópolis, o evento foi transmitido via internet para todas as unidades da instituição.

Professor da Fundação Instituto de Administração e da Fundação Dom Cabral e comentarista da rádio CBN, Luís Rasquilha afirmou que o atual modelo educacional, oriundo da segunda revolução industrial, ‘está atravessando um deserto e precisa se adaptar a uma nova realidade”. Para ele, o empoderamento dos alunos (a função do professor é inspirar a descoberta), o experimento, compartilhamento de ideias (integração de experiências), construção de trilhas de formação e uso de tecnologias são as cinco tendências da educação.

Ele destacou ainda os avanços tecnológicos e do conhecimento, lembrando que no ano de 1900, o conhecimento duplicava a cada século, em 1945, a duplicação do conhecimento ocorria a cada 25 anos; em 2014, a cada 13 meses e, em 2020, será a cada 12 horas. “Não é possível abarcar tudo”, disse. Ele destacou que de 2020 a 2025 a população da Terra deve alcançar 8 bilhões de pessoas, 100% conectadas à internet.

O comediante e empresário Murilo Gun, um dos pioneiros da Internet no Brasil, falou sobre criatividade e inovação. “Criatividade é a imaginação para a solução dos problemas”, disse. No seu entendimento, a criatividade surge da curiosidade e da imaginação, pode ser estimulada por paixão, mas pode ser cerceada pela falta de coragem de expor novas ideias.