Marca Macedo completa 50 anos de mercado

A empresa foi fundada no dia 13 de julho de 1973 por José e Ester Macedo, um engenheiro agrônomo e uma professora de matemática, então recém-casados; família permaneceu no comando do negócio até 2008, quando a vendeu à Tyson Foods que, em 2014, repassou a empresa à JBS

Florianópolis, 21.7.2023 – Uma das mais tradicionais marcas de frango de Santa Catarina, a Macedo, completou 50 anos no último dia 13. Atualmente controlada pela JBS, a Agroindustrial Macedo foi fundada em 1973 pelo casal José Ferreira de Macedo e Ester Macedo, um engenheiro agrônomo e uma professora de matemática, então recém-casados. Presente à reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta, 21, Ester lembrou a data.

📸 Clique para ver a cobertura fotográfica da Reunião de Diretoria e Conselhos da FIESC

“Após muito trabalho, batalhas vencidas, a marca Macedo continua muito firme, uma marca catarinense muito forte. A Macedo é o resultado do sonho de um visionário transformado em realidade”, afirmou a empresária à colunista de economia do Grupo NSC, Estela Benetti, para quem Ester Macedo se tornou a principal gestora do negócio planejado pelo marido, que faleceu em 2021, após conviver 26 anos com o Mal de Parkinson. Em 2006, José Macedo recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a maior condecoração da indústria brasileira, por indicação da FIESC.

Um dos aspectos inovadores e ousados da iniciativa do casal Macedo foi a industrialização de frango no litoral catarinense, concorrendo então com o forte setor agroindustrial baseado no Meio Oeste e Oeste do estado. A proximidade com o mercado consumidor foi uma das vantagens competitivas da Macedo. A empresa ficou sob controle da família até 2008, quando foi vendida para a Tyson Foods, que em 2014 a repassou à JBS, grupo que controla a também catarinense Seara.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR