Mais três respiradores pulmonares são entregues pelos institutos SENAI

Já são 10 equipamentos restaurados e devolvidos à rede de saúde de Santa Catarina; aparelhos são cruciais nos casos extremos da doença causada pelo novo coronavírus e cada respirador pode salvar de 10 a 20 vidas

Florianópolis, 16.4.2020 – Mais três respiradores pulmonares artificiais consertados pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville, foram restituídos aos hospitais. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (16). Agora já são dez aparelhos restaurados pelos profissionais da instituição - em parceria com GM, BMW, Whirlpool, Nidec e SLS Hospitalar – e devolvidos a hospitais da rede pública e privada de saúde de Santa Catarina. Os respiradores são considerados de extrema importância nos casos graves da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que afeta o sistema respiratório. A estimativa é de que cada respirador possa salvar de 10 a 20 pessoas.

Um dos três respiradores entregues nesta quinta-feira foi para o Pró-Rim, de Joinville. Os outros dois foram transportados para o hospital e maternidade da cidade de Santa Cecília, na Serra. Esse transporte foi feito de avião até Videira e depois por via rodoviária até o destino final - operação coordenada pelo Comitê da Indústria da Defesa de Santa Catarina (Comdefesa), com apoio da Defesa Civil e do Aeroclube de Santa Catarina. O Comdefesa e o SENAI integram a FIESC.