Florianópolis, 13.11.2024 — Mais de duas dezenas de empresas e instituições de pesquisa do Brasil e da Suécia participaram, nesta quarta, 13, no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis, do 4º Matchmaking Suécia-Brasil. O evento abriu espaços para negociações B2B entre os participantes, nas áreas de Life Science (Saúde), Cidades Sustentáveis, Mineração Sustentável e Bioeconomia.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pela Enterprise Europe Network (EEN), o evento integrou a Semana de Inovação Sueco-Brasileira 2024, focada na promoção de parcerias estratégicas entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
O Matchmaking Brasil-Suécia 2024 é organizado pela EEN e pelo projeto Sweden Brazil Innovation Initiative (SBII). A EEN é um programa da União Europeia que promove o crescimento e a internacionalização de pequenos e médios negócios.
Rede SENAI impulsiona inovação e internacionalização da indústria
A rede SENAI de Inovação e de Tecnologia pode impulsionar a inovação e a competitividade global das indústrias brasileiras, com ênfase em sustentabilidade, tecnologia de ponta e cooperação internacional. Com essa mensagem, na terça (12), , na terça (12), na FIESC, durante a Semana Brasil-Suécia, o coordenador de internacionalização dos Institutos SENAI de Tecnologia, Inovação e UniSENAI, Valério Piana, apresentou a estrutura da rede de inovação e de tecnologia, formada por 28 institutos de inovação e mais de 60 de tecnologia, que apoiam a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira.
Conforme Piana, os institutos atuam em áreas estratégicas – como manufatura avançada, bioeconomia, robótica, e novas tecnologias espaciais – para resolver desafios industriais e ampliar a produtividade através de P&D aplicada, transformação digital e parcerias com universidades, governo e indústrias internacionais.
Os institutos de inovação são referência nacional em suas áreas de atuação e, por meio de pesquisa aplicada, promovem o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas. Já os institutos de tecnologia oferecem serviços de consultoria, metrologia e projetos de inovação, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.
Em Santa Catarina, são 10 unidades, sendo três de inovação, em Processamento a Laser, Sistemas de Manufatura e Sistemas Embarcados. Os institutos de tecnologia em Alimentos e Bebidas, Cerâmica, Madeira e Mobiliário, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, Têxtil, Vestuário e Design atendem os principais segmentos da indústria catarinense. Já os institutos Ambiental e de Excelência Operacional oferecem soluções em sustentabilidade e melhoria de processos produtivos para todos os setores econômicos.
“Atuamos em diferentes áreas, principalmente voltados para a indústria local; temos atuação na logística, tecnologia e comunicação, além de novas tecnologias espaciais que desenvolvemos, como satélites, outras inovações que atendem às necessidades da agricultura; o trabalho de nossos institutos também envolve biologia molecular e manufatura a laser”, explicou o coordenador. Ele salientou que o trabalho inclui parcerias e projetos financiados por fontes nacionais e internacionais, como o governo dos Estados Unidos e agências locais.
Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia
Clique nos links abaixo e conheça:
- Rede SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina
- Institutos SENAI de Inovação no Brasil
- Institutos SENAI de Tecnologia no Brasil
- Plataforma de Inovação na Indústria
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news