Florianópolis, 27.03.2025 – A nomeação de Rafael Lucchesi como CEO da Tupy, confirmada pelo conselho de administração da companhia nesta quinta-feira (27), é uma escolha fundamentada em sua experiência e trajetória profissional, avalia o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. “A reconhecida capacidade de liderança, a habilidade em negociações e o compromisso de Lucchesi com a inovação vão fortalecer ainda mais a posição da Tupy como referência global em fundição", disse Aguiar.
Para ele, a Tupy é uma empresa consolidada, com uma estratégia claramente estabelecida. “Lucchesi tem uma trajetória excepcional, com resultados concretos na modernização do SESI e do SENAI, com destaque para a contribuição fundamental na criação dos Institutos SENAI de Inovação, da Mobilização Empresarial pela Inovação e da EMBRAPII”, destacou o presidente da FIESC.
Aguiar também enalteceu a liderança de Fernando de Rizzo, que presidiu a Tupy a partir de 2018. “Foi uma gestão de grandes resultados, que consolidou a internacionalização da companhia, com movimentos ousados e aquisições estratégicas para o futuro da Tupy”, disse. “Seu comando fortaleceu a posição e a imagem da empresa e também projetou o estado de Santa Catarina, honrando a inspiradora história desta emblemática indústria catarinense”, completou.
Transição: a companhia informou nesta quinta que o seu conselho de administração aprovou o início do processo de transição do cargo de diretor presidente, com a eleição de Lucchesi à função a partir de 1º de maio. O atual diretor presidente, Fernando Rizzo, permanecerá na posição até 30 de abril, com o processo de transição sendo conduzido em conjunto pelos executivos.
Entidade também destacou a importante contribuição do atual presidente, Fernando de Rizzo, para o futuro da companhia, que é um dos ícones da indústria catarinense