Livro define parâmetros de qualidade para a inovação nas indústrias

Publicação lançada pelo IEL/SC, em conjunto com escola alemã de negócios, busca aprimorar os processos de inovação nas empresas

Joinville, 21.09.2015 – O Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC), entidade da FIESC, lançou nesta segunda-feira (21) o livro Qualidade da Inovação – Sobre o valor do novo. A apresentação foi realizada durante o XXXIII Encontro Econômico Brasil – Alemanha, que é realizado nestas segunda e terça em Joinville. Escrita originalmente em alemão, a obra é resultado de uma parceria com a Steinbeis School of International Business and Entrepreneurship (Sibe). Ela propõe um método para qualificar a inovação praticada nas empresas, ajudando a aprimorar os processos.

Na apresentação do livro, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, afirma que as definições e metodologias propostas “apontam caminhos a serem trilhados para que fabuloso processo de inovar possa ter seus resultados potencializados. O mais interessante é que os autores conseguem isso mantendo incólumes os fundamentos da inovação, que são a criatividade, a transformação, a ruptura de regras, o rompimento com o que existe e, principalmente, as pessoas qualificadas e motivadas para atuarem nessa direção”.

O superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, ressaltou que a parceria da instituição a escola de negócios de Steinbeis tem um histórico de preparação de lideranças, disseminação de conhecimento e aproximação de empresas brasileiras e alemãs através da qualificação de executivos e da transferência tecnológica. Este legado levou a inclusão de um capítulo específico sobre o Brasil no livro, onde é analisado o cenário local de inovação.

Ao analisar o panorama das empresas brasileiras, a publicação constata que boa parte das inovações realizadas nas empresas brasileiras são incrementais, caracterizadas por modificações e melhorias nos produtos e processos. No outro extremo está a ainda pouco praticada inovação radical, que tem o “potencial de reescrever a competitividade naquele setor”.  Assim, a publicação constata que “ainda há muito a ser realizado no Brasil, junto ao setor empresarial, de modo a aumentar a atuação e os investimentos em inovação e transferência de tecnologia em um número maior de empresas”.

Mestrado - Durante a apresentação do livro foi lançado ainda o programa de Mestrado-MBA em Gestão Internacional. Realizado também em parceria entre o IEL/SC e a Sibe, o programa tem dois anos de duração e atividades nos dois países. Uggioni destaca que, em um modelo inovador no Brasil, os alunos farão estudos de caso definidos em comum acordo com suas empresas, gerando conhecimento sob demanda.

As aulas têm início em fevereiro do próximo ano e os estudantes terão direito a diploma de mestrado internacional pela Sibe e MBA no Brasil pelo SENAI.