Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Livro analisa busca da economia de Santa Catarina por internacionalização

Weg, Embraco e BMW estão entre os “cases” analisados em publicação organizada por economistas da UFSC e da FURB

Florianópolis, 30.4.2025 - Uma reflexão sobre o histórico e as perspectivas da internacionalização econômica do estado. Este é um dos objetivos do livro Internacionalização da Economia e dos Negócios de SC, lançado nesta semana em Florianópolis. A publicação foi organizada pelos pesquisadores Mohamed Amal (FURB), Silvio Cário (UFSC) e Fernando Seabra (UFSC) e conta com a participação de mais de 30 autores de diversas universidades.

Em apresentação na Federação das Indústrias de SC (FIESC), os organizadores ressaltaram que o objetivo foi olhar para além do movimento de exportação e importação, analisando fatores como infraestrutura, ecossistemas de inovação e estratégias industriais.

Para Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, a visão ampla trazida pela publicação reforça o entendimento de que a competitividade internacional exige atenção e investimento em diversas variáveis, tanto internas quanto externas das indústrias.

O professor Silvio Cário destaca os capítulos que analisam a estratégia de internacionalização da Weg, que teve início na década de 1990 e à levou a produzir em 15 países, e a inserção da Embraco nas cadeias globais de valor, ao ponto da empresa responder hoje por 25% dos compressores utilizados pelos fabricantes do mundo. “O livro mostra que a velocidade de internacionalização é significativa em Santa Catarina”, resume Cário.

Já o grau de maturidade do processo pode ser analisado, segundo os organizadores, pela disseminação de registros de propriedade intelectual de empresas locais em outros países, pela atração de multinacionais como a BMW e pela força dos ecossistemas de inovação. Todos temas abordados em capítulos do livro.

Para o futuro, o professor Mohamed Amal aponta indicadores de espaço para crescimento, como o fato da contribuição do estado para o PIB brasileiro ser aproximadamente 1 p.p. maior que a participação nas exportações nacionais, e a constatação de que Santa Catarina está entre os cinco estados que mais atraem investimentos estrangeiros, entre outros fatores. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn