Lideranças nacionais do setor calçadista participam de intercâmbio em SC

Encontro promovido pela FIESC e CNI define estratégias para o setor voltar a gerar emprego e ser mais competitivo

Florianópolis, 10.5.2016 – Com o objetivo de fortalecer a rede sindical da indústria de calçados, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram nesta terça-feira (10), intercâmbio de lideranças sindicais do segmento, com representantes de nove Estados. “É uma vivência de um Brasil diferente e que vai exigir dos nossos sindicatos estratégias que possam ajudar o setor a crescer e voltar a gerar empregos para ser mais competitivo. Estamos confiantes de que pelo trabalho das entidades da Federação e da CNI vamos superar”, salientou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na abertura do encontro, que integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

“Quando a economia navega em céu de brigadeiro, a gente tende a se acomodar. Mas em períodos como esse de dificuldade, os sindicatos ganham relevância maior. É um meio que temos de aproximar a nossa Confederação e as próprias federações do setor industrial, levando soluções, propondo alternativas e iniciativas que ajudem a indústria a encontrar meios de sair mais rapidamente da crise”, declarou Côrte. Ele citou a visita que fez a Chapecó na noite desta segunda-feira (9), quando discutiu com lideranças locais medidas para melhorar a gestão dos sindicatos. “Percebemos quanto espaço tem para crescer em termos de gestão. Mas nada disso supera a necessidade de alcançarmos resultados junto à indústria. Nós justificamos a existência da Federação e dos sindicatos se, de fato, a indústria melhorar os seus resultados com o nosso trabalho”, completou.

Para a gerente de desenvolvimento associativo da CNI, Camila Cavalcantti, o momento exige união para superar os desafios impostos pela economia retraída do País. “Começamos esse trabalho em 2014 e muitos não se conheciam no primeiro encontro. É fundamental ir formando essa rede sindical”, destacou. Santa Catarina já sediou intercâmbios de lideranças dos setores plástico e metalmecânico.

O diretor de desenvolvimento institucional e industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, ressaltou as iniciativas realizadas por meio do Observatório de Inteligência Industrial. “O observatório monitora todos os fatores que impactam a indústria. Temos ainda um aplicativo disponível nas lojas virtuais onde é possível se cadastrar e acessar indicadores, tendências tecnológicas, editais de fomento disponíveis para o seu setor, produtos e serviços da FIESC, legislação e eventos e feiras setoriais”, afirmou.

Ainda durante o encontro foi ministrada palestra sobre cenário político e as perspectivas para a indústria. Também foram apresentadas as boas práticas sindicais e as ações promovidas pelo setor em Santa Catarina.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br