Lideranças do setor plástico de 11 Estados participam de encontro na FIESC

No evento, presidentes de sindicatos de indústria trocaram experiências sobre as boas práticas do setor e debateram os desafios

Florianópolis, 23.7.2015 – Lideranças do setor plástico de 11 Estados brasileiros participaram de encontro nesta quinta-feira (23) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Dezesseis presidentes de sindicatos de indústria trocaram experiências sobre as boas práticas do setor e debateram os desafios. O diretor de desenvolvimento institucional e industrial da entidade, Carlos Henrique Ramos Fonseca, apresentou o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), e destacou as macrotendências para os  setores químico e plástico.

O PDIC vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. Já foram realizados painéis e consolidadas rotas de crescimento de 14 setores produtivos do Estado. Ainda em 2015, o programa irá consolidar estas rotas em um Masterplan, com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria em Santa Catarina. Fonseca lembrou que o planejamento do Programa já reuniu 1,7 mil lideranças e foi apresentado em todas as mesorregiões do Estado. “O objetivo é que tenhamos uma agenda única e convergente para que todos os atores persigam essa visão de futuro”, disse.

No encontro, o presidente do Sindicato da Indústria do Material Plástico de Santa Catarina (Simpesc), Albano Schmidt, apresentou as boas práticas do sindicato, com destaque para a capacitação de profissionais do setor. Segundo ele, no ano passado o Programa de Desenvolvimento de Líderes de Produção qualificou 70 colaboradores de indústrias associadas. A entidade também tem forte atuação na área de saúde e segurança no trabalho, nas negociações coletivas e nas normas regulamentadoras, como a NR 12.

O encontro é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) desenvolvido pela CNI em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao longo de 2015, o programa prevê a oferta de 3,4 mil vagas de capacitação em Santa Catarina. O Estado tem o maior número de oportunidades, com 12% do total das 27,7 mil vagas em todo o país.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br