Librelato prevê investir R$ 405 milhões até 2028

Objetivo é acelerar o processo de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos

Florianópolis, 10.06.2024 - A Librelato anunciou investimentos de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028, visando a aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia. De acordo com a companhia, que completa 55 anos, o objetivo é acelerar o processo de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos.

Com um parque industrial de 86 mil m² distribuídos entre quatro unidades nas cidades de Içara e Criciúma, a fabricante produz anualmente 13 mil unidades de implementos, suportados pelo trabalho de cerca de dois mil profissionais. O histórico de investimentos nas plantas industriais, de R$ 169 milhões ao longo dos últimos cinco anos, aumentou a capacidade de produção de 27 unidades de implementos/dia em 2018 para 70 implementos/dia em 2023.

“Com foco e eficiência, iremos conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, oferecendo um ecossistema completo que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Holding

Nos últimos anos, a empresa vem concentrando seu foco na inovação corporativa, por meio de fusões e aquisições, parcerias, desenvolvimentos e criação de novos modelos de negócios em produtos e serviços. Entre as novidades está a criação da holding Librepar, onde a Librelato atua como fabricante e montadora de implementos rodoviários. Outras integrantes são: Libreparts, Ibero Group, Sthall Master e Sigaway.

A holding Librepar possui um parque industrial distribuído de 120 mil metros quadrados, localizados nos estados de Santa Catarina e São Paulo. As empresas empregam mais de 3,1 mil profissionais diretamente e 1,3 mil profissionais dedicados às redes de concessionárias. Seu faturamento anual conjunto é de R$ 3,1 bilhões.

Com informações da Librelato.