Florianópolis, 24.01.2024 - Com o G20 sob a liderança do Brasil, o país aproveita as oportunidades de protagonizar as discussões para uma agenda global. No setor privado, o primeiro ato oficial do B20 Brasil – o Opening Event – será realizado no dia 29 de janeiro, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no Rio de Janeiro.
Participarão do evento, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. Desde que o fórum empresarial foi criado, esta é a primeira vez que o Brasil assume a coordenação, exercida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O evento de lançamento do B20 Brasil é o primeiro da agenda dos grupos de engajamento do G20 Brasil e vai reunir cerca de 700 participantes brasileiros e dos demais países membros do grupo, de diversos segmentos da indústria.
Entre eles, o cientista político e presidente da Eurasia, Ian Bremmer, especializado em política externa global, estados em transição e risco político global; o presidente do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende; o chair do B20 Brasil, Dan Ioschpe; o sherpa do G20, embaixador Mauricio Lyrio; e a coordenadora da Trilha de Finanças do G20, Tatiana Rosito, além de e CEOs de empresas brasileiras e estrangeiras.
Durante o evento, serão apresentadas as prioridades do G20 e do B20. Também serão discutidas estratégias do B20 para promover o desenvolvimento social e econômico inclusivo e voltadas à inovação e produtividade.
Reuniões durante o ano
Após o Opening Event, os trabalhos do B20 Brasil acontecem virtualmente em cada uma das sete forças-tarefas e do conselho de ação. Liderados por grandes executivos brasileiros, os grupos são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que vão se dedicar aos debates e propostas dentro dos seguintes temas:
- Comércio e Investimento;
- Finanças e Infraestrutura;
- Emprego e Educação;
- Transição Energética e Clima;
- Transformação Digital;
- Integridade e Compliance;
- Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura e
- Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.
>> Confira aqui a programação completa.
Com informações da CNI.