Lançada a Câmara de Comércio Santa Catarina-Israel

Evento foi realizado na Federação das Indústrias (FIESC), em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira, dia 16, com a participação de lideranças empresariais, políticas e de representantes da comunidade judaica. A Câmara será presidida por Daniel Leipnitz. A FIESC estará à frente do Comitê de Indústria e Negócios Internacionais

📸 Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 16.3.2023 – Durante encontro na Federação das Indústrias (FIESC), nesta quinta-feira, dia 16, foi lançada a Câmara de Comércio Santa Catarina-Israel, que será presidida por Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque. A Federação estará à frente do Comitê de Indústria e Negócios Internacionais, que será presidido pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante. O evento contou com a presença de lideranças empresariais e políticas e de representantes da comunidade judaica. A Câmara vai consolidar as iniciativas de aproximação entre empreendedores catarinenses e israelenses e tem o propósito de prospectar negócios, aproveitando a diversificação da indústria de Santa Catarina.

No evento, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou o potencial catarinense para receber investimentos e ampliar a parceria com Israel. “Santa Catarina é um estado de oportunidades e tem uma corrente de comércio internacional que movimentou US$ 41 bilhões no ano passado. Isso se deu muito pela cultura de comércio exterior que temos e pela eficiência dos nossos portos. Por meio da Câmara, temos uma grande oportunidade de incrementar o comércio com Israel”, disse.

Ele destacou que, em 2022, Santa Catarina exportou US$ 13,7 milhões para Israel. Entre os produtos embarcados destacam-se motores e geradores elétricos, obras de carpintaria para construções, ferramentas de madeira, carne bovina congelada e partes e acessórios para veículos. No mesmo período, Santa Catarina importou US$ 181,7 milhões de Israel. Entre os itens comprados estão fertilizantes, polímeros de etileno e chumbo.

“É um dia especial em que estamos celebrando mais do que uma iniciativa para fortalecer as relações comerciais. É um lugar onde vamos potencializar as relações de respeito, de amizade, de colaboração e a troca de conhecimento, abrindo uma vasta oportunidade para as empresas catarinenses e israelenses, desbloqueando um enorme potencial de crescimento”, afirmou Leipnitz.

O presidente da Confederação Nacional De Câmaras de Comércio Brasil Israel, Ric Scheinkman, disse que o relacionamento com Santa Catarina é de suma importância. Ele também falou sobre a construção de empresas globais e salientou que o pensamento do empreendedor israelense não é local, mas global. “Temos uma cultura empreendedora muito forte e uma cooperação importante, com todos se comunicando e buscando uma construção conjunta, tanto na parte pública, quanto na privada”, afirmou, observando que Israel é um país pequeno (9,4 milhões de habitantes); então as empresas precisam ter essa visão global. O país tem acordos bilaterais com mais de 60 nações, inclusive com o Brasil e o Mercosul. Além disso, 15% do PIB israelense vem da tecnologia e inovação.

Além da FIESC, a Câmara conta com apoio de entidades como a Acate, Acif, ADVB, Fundação Certi, Lide, Facisc, Fecomércio, Sebrae-SC e da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel.