Laboratório-fábrica de indústria 4.0 eleva o setor a um novo patamar de inovação

LabFaber, o laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 (da CERTI) foi inaugurado nesta sexta-feira (22), em Florianópolis. Ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da CERTI) e à Produza (confecção de placas eletrônicas e integração de produtos)

Assista ao vídeo, conheça o LABFABER e saiba como ele pode ajudar a sua indústria

Clique aqui e veja no Flickr da FIESC a cobertura fotográfica

Florianópolis, 22.11.2019
– O Instituto da Indústria, implantado pela FIESC no Sapiens Parque, em Florianópolis, amplia seu escopo de atuação no apoio à inovação do setor. O marco desta nova etapa se iniciou nesta sexta-feira, 22 de novembro, com a inauguração do LabFaber, o laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em indústria 4.0, da CERTI, focado em soluções de transformação digital para a indústria. No ambiente, ele se une ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups, também da CERTI) e à Produza (que também confecciona e prototipa placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).

“É um marco importante. É o desenvolvimento do estado de Santa Catarina. Nós estamos unindo a competência dos institutos de inovação do SENAI com o conhecimento da Fundação CERTI. Essa união vai fomentar ainda mais o avanço para a indústria 4.0. É um processo que não tem mais retorno”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que o estado tem uma indústria protagonista, com um desempenho muito importante para a economia brasileira. “É uma iniciativa inédita, em que se unem as competências da CERTI e do SENAI”, completou.

“Este é o único Instituto da Indústria que está instalado em um parque tecnológico, o Sapiens Parque, que é um projeto referência e que conta com diversos atores parceiros, do ecossistema de Florianópolis. Inovação ecossistêmica é a inovação baseada nas relações, na crença que temos de trabalhar em conjunto”, declarou o superintendente-geral da CERTI e diretor de inovação da FIESC, José Eduardo Fiates, salientando que o LabFaber é uma plataforma para desenvolver produtos mecatrônicos na era e no contexto da indústria 4.0.

“Santa Catarina está de parabéns porque tem um complexo enorme na área de tecnologia, um exemplo de incubadoras, de aceleradoras de startup e dá mais um exemplo agora ao fazer um outro laboratório de alta qualidade, que é o LabFaber”, afirmou o ministro interino de Ciência e Tecnologia, Júlio Semeghini. Ele destacou que cada vez mais os produtos são menores, com muito mais componentes e informação. “E você precisa de alta tecnologia para a montagem desses circuitos. É um modelo novo. Realmente o governo tem que estar atento, vale a pena investir e ser parceiro disso, porque isso pode estimular o Brasil todo”, completou.

Na cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino, destacou a importância da ciência e tecnologia e do trabalho conjunto para conseguir avanços. “O Brasil vive um momento único. Santa Catarina é referência e vamos continuar fazendo um bom trabalho”, declarou.

O que faz parte do Instituto da Indústria:

•    Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados

Integra a rede de 26 institutos de inovação implantados em todo o país pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SENAI – incluindo os institutos de Processamento a Laser e de Sistemas de Manufatura, de Joinville-SC. Entre seus projetos em desenvolvimento está o nanossatélite, apoiando iniciativa da empresa Visiona.

•    Centro de Referência em Processos Produtivos da Fundação CERTI

Unidade avançada da CERTI dedicada ao desenvolvimento de sistemas de manufatura inteligentes para a Indústria 4.0, confiabilidade de produtos e processos, sistemas de garantia da qualidade e projeto de fábricas. Esta unidade é responsável pela gestão do LabFaber.

•    LabFaber

Trata-se de um upgrade do LABelectron, implantado em 2002, pela CERTI, em Florianópolis, e está focado no desenvolvimento de soluções utilizando competências-chave nos processos essenciais da Indústria 4.0: planejamento virtual da produção e custos em tempo real; sensoriamento da produção e digitalização da informação; automação inteligente de processos fabris; inteligência fabril; gestão integrada da cadeia produtiva. Conta com apoio do programa prioritário Hardware-BR do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

•    Hards

Aceleradora de startups de hardware da CERTI, resultado de spin-off da aceleradora Darwin Startups. Atualmente se posiciona como um elemento importante no ecossistema de inovação para evolução rápida de startups de hardware para transformação digital e soluções aplicadas à  Indústria 4.0.

•    Produza

Complementa a atuação prototipando e integrando placas e produtos eletrônicos dos mais variados segmentos de mercado. Além da montagem, a Produza presta serviços de administração e logística de compra e distribuição.