Laboratório de Biologia Molecular tem capacidade para 20 mil testes por mês

Estrutura está instalada no Instituto SENAI de Tecnologia e inicialmente disponibiliza testes para diagnóstico de Covid-19 e depois pode atender outras demandas das áreas da saúde e de alimentos

Florianópolis, 11.03.2021 – O Laboratório de Biologia Molecular do SENAI, em Chapecó, é uma estrutura da Federação das Indústrias de Santa Catarina, que inicialmente está apoiando o enfrentamento da Covid-19 e, depois, prestará outros serviços na área de saúde ou mesmo de segurança de alimentos. O processo de validação de qualidade laboratorial foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).

Os laboratórios de Biologia Molecular e de Bioinformática (instalado em Florianópolis) e o serviço de triagem de assintomáticos são as novas ferramentas da FIESC para o enfrentamento da Covid-19 e que foram apresentadas nesta quinta (11), durante uma live.

Instalado no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, o Laboratório realiza o teste de diagnóstico para o coronavírus (SARS-CoV-2), utilizando a tecnologia de RT-PCR em tempo real, atendendo clínicas, hospitais e laboratórios. Outros testes moleculares em análises humanas serão implantados, como detecção do vírus influenza H1N1, painel de vírus respiratórios, testes genéticos de intolerância à lactose, detecção de HPV, painel de DSTs, trombofilias e teste de sexagem fetal. Posteriormente, a oferta de testes moleculares será ampliada para as áreas de saúde animal, meio ambiente e agroindústria, bem como atendimento ao setor de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório é classificado no Nível de Biossegurança 2 (NB-2) e possui área de 220 m². Serão atendidas demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil. A capacidade inicial é de 480 testes por dia, podendo ser ampliada para até 20 mil testes por mês.

O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, salienta que o laboratório beneficiará toda a região Oeste, pois muitos testes e diagnósticos, que precisavam ser enviados para a capital do Estado, agora poderão ser feitos em Chapecó. “Ganhamos em logística e isso proporcionará mais competitividade à indústria”, frisa.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do laboratório por meio Whatsapp.