Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Laboratório de Biologia Molecular do SENAI entra em operação em Chapecó

Estrutura está instalada no Instituto SENAI de Tecnologia e inicialmente disponibiliza testes para diagnóstico de Covid-19

Florianópolis, 13.11.2020 - Entrou em operação esta semana o Laboratório de Biologia Molecular do SENAI, em Chapecó. É mais um serviço prestado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, inicialmente apoiando o enfrentamento da Covid-19 e que depois pode realizar outros serviços na área de saúde ou mesmo de segurança de alimentos. O processo de validação de qualidade laboratorial foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) e a nova estrutura entrou em operação nesta semana.

“Esta é mais uma iniciativa dentro do esforço da FIESC e da indústria para o enfretamento da Covid-19, permitindo a manutenção segura das atividades produtivas”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

Instalado no Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, o Laboratório realizará o teste de diagnóstico para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), utilizando a tecnologia de RT-PCR em tempo real, atendendo a clínicas, hospitais e laboratórios. Outros testes moleculares em análises humanas serão implantados, como detecção do vírus influenza H1N1, painel de vírus respiratórios, testes genéticos de intolerância à lactose, detecção de HPV, painel de DSTs, trombofilias e teste de sexagem fetal. Posteriormente, a oferta de testes moleculares será ampliada para as áreas de saúde animal, meio ambiente e agroindústria, bem como atendimento ao setor de pesquisa e desenvolvimento.

O laboratório é classificado no Nível de Biossegurança 2 (NB-2) e possui área de 220 m². Serão atendidas demandas da indústria e da comunidade em todo o Brasil, especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A capacidade inicial é de 480 testes por dia, podendo ser ampliada para até 20 mil testes por mês.

O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, salienta que o laboratório beneficiará toda a região, pois muitos testes e diagnósticos que precisavam ser enviados para a capital do Estado agora poderão ser feitos em Chapecó. “Ganhamos em logística e isso proporcionará mais competitividade à indústria”, frisa.

Para mais informações, entre contato conosco através do nosso Whatsapp.


Com informações da MB Comunicação

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.