Florianópolis, 22.5.2017 - “Comigo” é a primeira startup usuária do laboratório aberto do SENAI Joinville. O projeto dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomou corpo ao ser aprovado pela Sinapse da Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina FAPESC, programa que visa à prospecção e transformação do conhecimento em inovações. A proposta do grupo irá desenvolver o protótipo de uma máquina de Logística Reversa de Garrafas e Latas.
Segundo o engenheiro Rodrigo Michels, sócio administrador da startup, a nova tecnologia não tem similar em Santa Catarina. “Escolhemos o SENAI pela sua estrutura tecnológica e pelos consultores especialistas que a instituição dispõe para nos atender”, justifica. O trabalho da startup no laboratório aberto deve se estender até o final de setembro.
André Zanatta, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, explica que o Senai trabalha com o conceito de laboratórios abertos, o que deve crescer com a transferência dos laboratórios SENAI para o novo prédio no segundo semestre. “Os laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem destinados à democratização da tecnologia, repletos de possibilidades, onde pessoas com diferentes perfis, e habilidades, se encontram para trabalhar, de forma colaborativa, para o desenvolvimento de produtos e negócios”, explica Zanatta.
Diferentemente do conceito tradicional de laboratórios, fechados para públicos específicos e gerenciados por professores ou pesquisadores, os laboratórios abertos são de acesso livre para qualquer pessoa utilizar os equipamentos e serviços, para desenvolver tudo aquilo que imaginar, no conceito faça você mesmo.
(com informações de Dalires Luiza Somavilla/EDM Logos)
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Estudantes da UFSC na região Norte-Nordeste de SC estão desenvolvendo protótipo de máquina de logística reversa de garrafas e latas