Florianópolis, 17.03.25 - Um processo produtivo que une tecnologia avançada e responsabilidade ambiental dá origem à toalha Renova, da Karsten. Desenvolvida com a combinação de fios reciclados provenientes de resíduos têxteis e algodão 100% brasileiro, a nova toalha reforça o compromisso da marca com a economia circular e a preservação de recursos naturais.
A tecnologia por trás da toalha Renova começa com a classificação dos resíduos têxteis por cor, passando pelo desfibramento e refiação, até a criação de um material sustentável e de alta qualidade. Esse processo não só evita o descarte de resíduos, mas também gera um efeito mesclado nas toalhas, dispensando o uso de corantes e reduzindo em 65% o consumo de água na etapa de beneficiamento.
A produção da toalha Renova adota a purga enzimática, uma alternativa ao alvejamento convencional que diminui em até 80% o uso de produtos químicos. Essa técnica garante a limpeza eficiente das fibras, melhora a absorção do tecido e evita a soltura de fibrilas durante o uso, oferecendo mais conforto e durabilidade.
O acabamento utiliza um amaciante biodegradável à base de óleo de algodão, combinado com amaciante de silicone reciclado, proporcionando maciez sem agredir o meio ambiente.
Sobre a Karsten
Fundada em Blumenau no ano de 1882, a Karsten está presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, com lojas próprias em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Aos 142 anos, conta com 2.350 funcionários e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, conquistando o selo GPTW por sete anos consecutivos.
Com informações da Karsten.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news