Karsten comemora 139 anos de história

A história da empresa têxtil do Vale do Itajaí começou em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço com tecelagem, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich.

A Karsten, tradicional empresa têxtil catarinense, completou 139 anos de história, no dia 29 de setembro. Considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, a marca de cama, mesa, banho e tecidos para decoração está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e é referência em proporcionar o que há de mais tecnológico e funcional.

A história da Karsten começa em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço com tecelagem, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich. A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, quando ainda gerava energia com as águas do Rio Itajaí-Açu para acionar as máquinas de fiação e os teares.

Em 1916, a marca dá início à produção de toalhas de mesa, e em 1941, também começa a produzir tecidos para decoração. Quase 30 anos depois, em 1971, a empresa expande a marca internacionalmente, alcançando a liderança de exportação de produtos têxteis do Brasil, nos anos 2000.

Com a inovação sempre presente no DNA, a Karsten segue oferecendo cada vez mais qualidade nos produtos. Em 2010, outra novidade, a empresa adquire a empresa paulistana Trussardi e, desde então, está em constante evolução e transformação.

Presença na vida das pessoas

Sempre presente na vida dos trabalhadores, a Karsten emprega mais de 3 mil pessoas e é responsável por contribuir com o desenvolvimento da região, gerando oportunidades e deixando o polo têxtil cada vez mais em evidência. Desde 2017, está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, de acordo com o ranking da consultoria global Great Place to Work.

A empresa preza por uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz, alinhada com os valores e competências da companhia. Um dos grandes exemplos é a família Schmeida, que tem descendentes trabalhando na Karsten há seis gerações.

Udo Reiter é outro exemplo de dedicação e comprometimento com o trabalho. Há quase 55 anos na Karsten, ele viu e passou por muitas transformações. “Vi a Karsten crescer muito e tive o privilégio de ensinar muitos colaboradores a se desenvolverem em suas funções. A empresa representa muito pra mim, é a minha segunda casa”, diz ele, que provém o sustento da mulher e de duas filhas.

Para celebrar os 139 anos de Karsten, e como forma de agradecimento, a empresa preparou uma semana especial para os trabalhadores, com o tradicional churrasco e um presente. “É uma imensa alegria poder comemorar esta data tão importante ao lado daqueles que participam da nossa história no dia a dia. Juntos estamos construindo um futuro extraordinário e fazemos a diferença”, afirma Armando Hess de Souza, diretor-presidente da Karsten.

Coleções

As coleções da Karsten não são apenas produtos de cama, mesa, banho, ateliê e tecidos para decoração. Os ítens são um convite para novas sensações, despertar novos momentos e criar conexões dentro dos lares. A marca preza pela qualidade superior, além de oferecer o que há de mais moderno com tecnologia de ponta em todas as linhas de produtos.

Buscando sempre a inovação e a superação, a Karsten traz as novas coleções Despertar e Lumina. Despertar traz produtos de cama, mesa, banho e infantil e aposta nas cores e nas texturas para evidenciar o sentimento sensorial. Na linha banho, alguns lançamentos especiais, mas a grande novidade está na queridinha Lumina que, após mais de 12 anos no mercado, chega com a tecnologia exclusiva do Fio Penteado Max para uma experiência sensorial ainda mais marcante.

Futuro

Sediada em Blumenau, no estado de Santa Catarina, recentemente a empresa inaugurou uma fábrica em Ibirama (SC), além de possuir o centro de distribuição em Gaspar (SC) e dez lojas próprias no sul do Brasil. Hoje, a marca também está presente em mais de 20 países e no Brasil são mais de 7 mil pontos de venda dos produtos Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi, que podem ser encontrados em lojas física ou nas lojas virtuais www.karsten.com.br e www.trussardi.com.br.

A companhia segue crescendo e adotou a estratégia de colocar o consumidor no centro de tudo e acelera o projeto de transformação digital, implementando processos omnichannel para melhorar a experiência do cliente, ampliando o relacionamento e facilitando os pontos de contato com as marcas.

O setor de varejo também se destaca por meio de um plano de expansão, com a previsão de, ainda em 2021, inaugurar uma loja em Maringá, no Paraná, e ampliar a loja física em Blumenau.

A empresa se renova a cada oportunidade, seja em tecnologias, produtos ou processos. Como plano, quer adotar o projeto de Certificação Lixo Zero, que visa reciclar 90% dos resíduos gerados na fábrica. Além do projeto, pretende instalar painéis solares na empresa.