Juros devem baixar e investimentos voltar, diz Roberto Padovani

Em reunião do Conselho de Economia da FIESC, economista-chefe do Banco Votorantim prevê que a nova equipe do Banco Central deve tomar essa decisão até agosto

Florianópolis, 8.6.2016 – A nova equipe do Banco Central deve sinalizar em breve redução da taxa de juros, disse o economista-chefe do Banco Votorantim Roberto Padovani, durante reunião do Conselho de Economia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira (8), em Florianópolis. “O Ilan (Goldfajn, novo presidente da instituição) deve começar a sinalizar corte de juros já em agosto”, prevê. Nas projeções dele, até o final de 2016 a taxa deve fechar em 12,25% e em 2017 baixar para 9,75%.

Na opinião de Padovani, os investimentos também devem voltar em breve. “O pessoal está entendendo que é agora ou nunca o Brasil. Está todo mundo lendo isso. E qual é o conselho que a gente dá? Quer investir é agora e não daqui a dez anos“, recomendou, destacando que em cinco anos o país deve ter uma infraestrutura melhor, porém, cara. Ele também disse que é preciso resgatar a confiança na economia e declarou que “se o governo não atrapalhar, o país explode”. O economista acredita que junho é o mês da virada e as coisas devem entrar no eixo, mas sem euforia. “Deve melhorar a confiança, aí para de piorar. Se tudo der certo, no ano que vem o país deve crescer 0,5%”, disse.

O economista afirmou que a crise quebrou muitas empresas e para ajudá-las é necessário reduzir as despesas financeiras. Ele também defendeu que o governo interino privatize o que for possível e renegocie as dívidas dos Estados. Em relação ao momento político atual, Padovani acredita que o pior já passou e que nos próximos cinco anos o Brasil deve ter uma virada. “A gente reclama do Brasil, mas nos países sul-americanos, quando têm combinação de recessão, corrupção e protestos de rua, o governo cai”, declarou.

Durante a reunião, coordenada pelo presidente do Conselho, Alfredo Piotrovski, também foi apresentado o case da Flexicotton, de Santo Amaro da Imperatriz. O sócio-diretor da empresa, Jacinto Silveira, disse que a fabricante de produtos de higiene pessoal abriu escritório nos Estados Unidos e planeja investimentos no mercado americano.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br