Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovens, empresas e voluntários do Novos Caminhos são reconhecidos em Joinville e Jaraguá do Sul 

Eventos promovidos esta semana homenagearam 166 adolescentes que concluíram os cursos oferecidos pelas entidades parceiras do programa, entre elas, SESI e SENAI

Florianópolis, 23.11.2023 – O programa Novos Caminhos segue com os eventos de reconhecimento a jovens, empresas e voluntários que apoiaram a iniciativa ao longo de 2023. Esta semana, Jaraguá do Sul e Joinville realizaram as homenagens nos dias 21 e 22, respectivamente. 

Em Joinville, 91 jovens receberam o certificado pela conclusão dos cursos ofertados por meio das entidades SESI, SENAI, SESC, SENAC, CIEE, SENAR e instituições parceiras. Também foram homenageadas 22 empresas cidadãs, 70 empresas amigas e 92 voluntários. 

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Joinville, Marcio Rene Rocha, agradeceu o trabalho de todas as pessoas, entidades e empresas parceiras do programa. “De nada adianta os parceiros, os voluntários, as casas, o juiz, o promotor, se vocês não quiserem ajuda. Sempre digo para os meninos nas audiências: vocês podem ter cem, mil pessoas ajudando, mas se vocês não querem se ajudar, não adianta nada. Começa por vocês. Vocês receberam a chance e aproveitaram. Esse é o primeiro passo”, enfatizou o Juiz Marcio.

Daniel de Aviz, gerente de operações do SESI e do SENAI na região, afirmou que o Programa Novos Caminhos não trata apenas de educação. “Além da educação tem saúde, cultura e o acesso à cidadania e a oportunidades. Tudo isso faz com que o programa seja um sucesso”, destacou.

Romeu Luis Zamboni, vice-presidente de Supermercado da Fecomércio/SC disse aos jovens que “a oportunidade que hoje é oferecida, são poucas pessoas que têm. Vocês estão tendo uma oportunidade única. Abracem cada momento”.

Mais emprego para jovens acolhidos 

Na solenidade realizada no Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul, no dia 21, foram homenageados 75 adolescentes que concluíram os cursos e ingressaram no mercado de trabalho, 42 empresas apoiadoras, 23 profissionais das equipes que atuam no programa e 25 voluntários.

Para a juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, da Infância e da Juventude, o programa tem sido fundamental como rede apoio a jovens que são privados de direitos básicos para que possam exercer a plena cidadania. “É um trabalho de reconstrução social em que a educação e a empregabilidade são vitais”, assinala, destacando a importância do apoio da iniciativa privada, que ocupa papel de protagonismo na geração de oportunidades aos jovens. Segundo ela, o engajamento da sociedade civil, ao lado do Judiciário e de entidades, levou o programa a ser referência e se estender a outras regiões do Brasil. 

Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC, também ressalta a relevância do programa para a região e afirma que o desafio para o próximo ano é ampliar as oportunidades para os jovens acolhidos ingressarem no mundo do trabalho. “Eles estão sendo preparados e capacitados, mas precisam da primeira oportunidade para que, ao completarem a maioridade, tenham a perspectiva de um emprego com carteira assinada e estejam qualificados para se tornarem profissionais reconhecidos em suas áreas de interesse", assinala. 

O escritor paulista e compositor de trilhas musicais (autor da famosa assinatura do ifood), Álvaro Fernando, participou de ambas as cerimônias e ressaltou a necessidade dos jovens continuarem se aprimorando. Advogado e empreendedor, falou sobre confiança, disciplina e crença como fatores que ajudarão os adolescentes a trilharem um caminho de sucesso e serem exemplo para outros jovens. “Estejam abertos para as oportunidades que surgirem, mas tenham o controle da direção que seguirem, encontrem o lugar de vocês e motivem outros a seguirem o mesmo caminho”, disse.

O programa 

É um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde, atendimento odontológico, apoio psicológico e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 221 casas de acolhimento do Estado. 

Neste ano, o programa foi nacionalizado por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já se organiza em outras unidades da Federação, como no estado do Amazonas e do Pará. 

Em Santa Catarina, além do TJSC, da FIESC (por meio do SESI, do SENAI e do IEL) e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.   

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.