Jovens do Novos Caminhos celebram encerramento no Centro-Oeste

Cerimônia realizada no SENAI de Luzerna certificou 21 participantes do programa na região e reconheceu empresas e voluntários que apoiam a iniciativa

Luzerna, 8.11.2023 - Na noite desta quarta (08), mais uma formatura do Programa Novos Caminhos ocorreu no SENAI de Luzerna. Criada em 2013, a iniciativa surgiu em Chapecó com o intuito de transformar vidas. Desde então, o Novos Caminhos frutificou resultados marcados pela expansão de sua existência, levando um número expressivo de jovens ao mercado de trabalho via estágio e outras modalidades, milhares de matrículas em cursos de instituições parceiras, além de investimentos em serviços psicológicos e odontológicos aos jovens atendidos.

A ocasião foi marcada pela entrega dos prêmios Empresa Cidadã a representantes da Valpasa e da Fast; e Empresa Amiga do Novos Caminhos à Coopercampos. Trata-se de uma honraria concedida a organizações que contribuem com a iniciativa. No total, 21 jovens participaram da formatura, que reuniu cerca de 150 pessoas.

Conforme o vice-presidente da FIESC para o Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, o objetivo de potencializar a educação profissional dos adolescentes inseridos em serviços de acolhimento tem obtido muito sucesso, ressaltando a importância do Novos Caminhos como instrumento de inclusão e profissionalização. "É fundamental para a inclusão desses jovens que, através do conhecimento, podem redirecionar o futuro, criando melhores perspectivas profissionais e de vida. É possível observar claramente nos adolescentes e demais envolvidos no projeto, o sentimento de emoção, de dever cumprido. Trata-se de uma iniciativa valorosa, com um forte viés social”, afirma Dalla Lana.

A gerente-executiva regional do SESI e do SENAI, Marla Custódio, destaca a profundidade e o alcance do Programa Novos Caminhos. “É uma iniciativa que tem contribuído para introduzir uma nova perspectiva de vida para os jovens participantes, por meio da busca pelo conhecimento. Neste contexto, o SESI e o SENAI colaboram neste aspecto, oferecendo a oportunidade para que esses jovens se profissionalizem e visualizem uma carreira de sucesso, independente da profissão que exercerem”, assinala Marla.

A juíza de Direito da Comarca de Joaçaba, Dominique Gurtinski Borba Fernandes, representou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na formatura. A magistrada destacou a importância da parceria com as empresas da região, que oferecem oportunidades aos jovens integrantes do Programa Novos Caminhos. Além disso, a juíza enalteceu o engajamento desses jovens nas atividades propostas.

Inserção no mercado de trabalho

O Programa Novos Caminhos desenvolve um forte trabalho de sensibilização dos empresários catarinenses para que abram as portas de seus negócios para que oportunizem o primeiro emprego dos adolescentes do programa. A inserção dos adolescentes no mercado de trabalho ocorre por meio da aprendizagem industrial, do estágio ou ainda pela efetivação. Empresas que oferecem estas oportunidades são certificadas com o selo de empresa cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC