Luzerna, 8.11.2023 - Na noite desta quarta (08), mais uma formatura do Programa Novos Caminhos ocorreu no SENAI de Luzerna. Criada em 2013, a iniciativa surgiu em Chapecó com o intuito de transformar vidas. Desde então, o Novos Caminhos frutificou resultados marcados pela expansão de sua existência, levando um número expressivo de jovens ao mercado de trabalho via estágio e outras modalidades, milhares de matrículas em cursos de instituições parceiras, além de investimentos em serviços psicológicos e odontológicos aos jovens atendidos.
A ocasião foi marcada pela entrega dos prêmios Empresa Cidadã a representantes da Valpasa e da Fast; e Empresa Amiga do Novos Caminhos à Coopercampos. Trata-se de uma honraria concedida a organizações que contribuem com a iniciativa. No total, 21 jovens participaram da formatura, que reuniu cerca de 150 pessoas.
Conforme o vice-presidente da FIESC para o Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, o objetivo de potencializar a educação profissional dos adolescentes inseridos em serviços de acolhimento tem obtido muito sucesso, ressaltando a importância do Novos Caminhos como instrumento de inclusão e profissionalização. "É fundamental para a inclusão desses jovens que, através do conhecimento, podem redirecionar o futuro, criando melhores perspectivas profissionais e de vida. É possível observar claramente nos adolescentes e demais envolvidos no projeto, o sentimento de emoção, de dever cumprido. Trata-se de uma iniciativa valorosa, com um forte viés social”, afirma Dalla Lana.
A gerente-executiva regional do SESI e do SENAI, Marla Custódio, destaca a profundidade e o alcance do Programa Novos Caminhos. “É uma iniciativa que tem contribuído para introduzir uma nova perspectiva de vida para os jovens participantes, por meio da busca pelo conhecimento. Neste contexto, o SESI e o SENAI colaboram neste aspecto, oferecendo a oportunidade para que esses jovens se profissionalizem e visualizem uma carreira de sucesso, independente da profissão que exercerem”, assinala Marla.
A juíza de Direito da Comarca de Joaçaba, Dominique Gurtinski Borba Fernandes, representou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na formatura. A magistrada destacou a importância da parceria com as empresas da região, que oferecem oportunidades aos jovens integrantes do Programa Novos Caminhos. Além disso, a juíza enalteceu o engajamento desses jovens nas atividades propostas.
Inserção no mercado de trabalho
O Programa Novos Caminhos desenvolve um forte trabalho de sensibilização dos empresários catarinenses para que abram as portas de seus negócios para que oportunizem o primeiro emprego dos adolescentes do programa. A inserção dos adolescentes no mercado de trabalho ocorre por meio da aprendizagem industrial, do estágio ou ainda pela efetivação. Empresas que oferecem estas oportunidades são certificadas com o selo de empresa cidadã do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC