Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovens da Grande Florianópolis concluem etapa do Novos Caminhos

Iniciativa é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, o TJSC e a AMC

Florianópolis, 10.12.2014 – Postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, proatividade no ambiente de trabalho. Estes foram alguns dos temas abordados na primeira etapa de formação dos jovens que participam do Programa Novos Caminhos na Grande Florianópolis. A qualificação destes abrigados está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O encerramento desta fase foi marcado por solenidade na FIESC, em Florianópolis, nesta quarta-feira, dia 10, às 8h30.

O vice-presidente da FIESC para a região Sudeste, Tito Schmitt, abriu a cerimônia, cumprimentando os formandos. “Vocês foram corajosos, deram o primeiro passo na preparação para o futuro, para uma vida melhor. Não parem, sejam fortes e continuem lutando, para terem ainda mais sucesso”, declarou. Para o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Sérgio Izidoro Heil, hoje foi um dia emocionante. “Cada adolescente tem uma história de vida, que começa a ser reescrita após a capacitação profissional realizada por meio do Programa Novos Caminhos. Tenho certeza que este momento tem sabor de sonho realizado e de dever cumprido. Os ensinamentos oferecidos irão transformar a história da vida desses adolescentes”, ressaltou Heil.

Outros 77 jovens do Oeste e do Vale do Itajaí já concluíram a formação Profissional do Futuro, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC. “Muitas pessoas dentro da Federação estão trabalhando em prol dessa iniciativa, com o objetivo de oferecer uma qualificação profissional dentro das necessidades das indústrias. As portas do mundo do trabalho certamente se abrirão com mais facilidade”, disse o superintendente do IEL, Natalino Uggioni. Com a conclusão dessa primeira etapa, os jovens devem concluir a educação básica, por meio do SESI, ou iniciar um curso técnico no SENAI, de acordo com a área em que pretendem seguir carreira, para no futuro serem inseridos no mercado de trabalho.  No dia 16 de dezembro será a vez de adolescentes de Criciúma celebrarem o fim da primeira fase do programa e, no dia 18, jovens de Jaraguá do Sul. 

Atualmente, Santa Catarina possui 170 programas de acolhimento, que atendem 1,5 mil crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos. O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os abrigos do Estado. O objetivo do programa Novos Caminhos é proporcionar aos adolescentes a possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades e de autonomia, para que, quando desligados dos programas de acolhimento em razão da maioridade, possam ter a perspectiva de uma vida adulta com qualidade, assegurando sua autossuficiência.

As indústrias das regiões onde ocorrem as ações do Programa Novos Caminhos são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades àqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC. O programa integra ações do Movimento A Indústria pela Educação.

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn