Jovens conhecem profissões industriais no Mundo SENAI

Escolas do SENAI de todo o País abrem as portas e oferecem palestras, cursos e oficinas gratuitas para mostrar à comunidade as oportunidades abertas pela formação profissional

Florianópolis, 4.9.2015 – De 10 a 11 de setembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrirá as portas de suas unidades em todo o País para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo SENAI, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. Entre os serviços oferecidos gratuitamente pelo SENAI/SC, que integra a Federação das Indústria de Santa Catarina (FIESC), há palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria.

Para o o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a educação profissional é o caminho mais curto para a inserção no mundo do trabalho e a saída para reduzir o desemprego entre jovens, que atinge o dobro da taxa registrada no total da população. “Em tempos de crise, os mais qualificados são os últimos a perder o emprego. Com trabalhadores cada vez mais capacitados, a indústria também terá melhores condições para sair antes das crises econômicas”, afirma.

Aqueles que visitarem o SENAI em Itajaí conhecerão os laboratórios de usinagem, manutenção mecânica, solda, eletricidade, identificação por radiofrequência (RFID), simuladores e a unidade móvel de NR 35 – que regulamenta o trabalho em altura. Os alunos da aprendizagem industrial apresentam projetos sobre o processo de armazenagem, moda com looks inspirados no tema veleiro, e realizam ainda workshop sobre alimentação saudável, com alimentos sem glúten, com grãos e bio massa produzidos pelos estudantes. No dia 11, a unidade promove encontro com profissionais de recursos humanos para aproximar ainda mais as indústrias e o SENAI.

Em Brusque, por exemplo, alunos dos cursos de aprendizagem industrial do segmento têxtil organizarão um desfile com as criações elaboradas ao longo do primeiro semestre. Os estudantes também conduzirão visitas monitoradas à unidade do SENAI.

Mais de 20 projetos estarão expostos durante o Mundo SENAI em Indaial, Pomerode e Timbó. As unidades realizam ainda reunião de pais para identificar potenciais assuntos a serem abordados nos encontros da campanha Pais pela Educação.

Em São Miguel do Oeste, o SENAI promove café com empresários e imprensa no dia 10, às 18h30, para apresentar projetos desenvolvidos por alunos da unidade. Em Chapecó, além expor trabalhados elaborados por estudantes, a entidade oferecerá minicursos sobre manipulação de alimentos, manutenção automotiva para mulheres, noções de combate ao incêndio, entre outros. As vagas são limitadas e podem ser confirmadas por meio do e-mail rm-chapeco@sc.senai.br ou pelos fones (49) 3321 7309 ou (49) 3321 7343.

Em Florianópolis, os projetos desenvolvidos pelos estudantes pertencem às áreas de desenvolvimento de games, automação industrial, redes de computadores entre outras. A programação inclui visita aos laboratórios de automação, redes e informática; exposição tecnológica do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, com impressora 3D, simulador de solda, drone e contador de pessoas. Durante o Mundo SENAI, a undide promove um simulado da Olimpíada do Conhecimento, onde os competidores mostrarão ao público suas habilidades.

As cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul realizarão o Mundo SENAI durante a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre de 26 a 30 de outubro. Saiba mais sobre a a programação do Mundo SENAI em www.mundosenai.com.br.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505