Jaraguá do Sul está se consolidando como polo de energias renováveis e de mobilidade elétrica

Com ações na área educacional, como um curso técnico que se inicia em março, e eventos a FIESC vem contribuindo para que a cidade fortaleça essa vocação

Florianópolis, 09.03.2020 – Ações da FIESC estão contribuindo para consolidar Jaraguá do Sul como polo de competitividade na área de energias renováveis e de mobilidade elétrica. Estão inseridos neste contexto o workshop sobre o tema realizado na sexta (6) e o curso técnico voltado para a área e cujas aulas se iniciam no final de março.

Durante o workshop, que reuniu setores da indústria, de instituições e docentes que se dedicam à pesquisa e desenvolvimento aplicados na área, o diretor de Educação e Tecnologia da FIESC e diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou que Jaraguá do Sul reúne condições favoráveis para que o estado consolide posição estratégica no setor, com indústrias de ponta em pesquisa e desenvolvimento de produtos que atendam mercados em expansão. “Há um potencial enorme de aplicações de novas tecnologias que favorecem a criação de um ambiente que evolua também para agendas de educação profissional com foco em energias renováveis como a solar fotovoltaica, em tração e mobilidade elétrica”, lembrou.

O workshop realizado na Faculdade SENAI contou com a parceria da agência alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), como parte de um ciclo de preparação para a oferta de cursos visando atender as demandas do mercado. Conforme Fabrizio, o papel do SENAI é criar as condições e estruturar os cursos de qualificação, juntamente com outros estados onde há polos de educação voltados ao mesmo objetivo.

“A ideia é atender a setores ligados à indústrias do segmento, mas também alcançando a cadeia automotiva e fornecedores de equipamentos de energia solar, desde a matriz de pesquisa e desenvolvimento até a produção”, assinala. Dentro da sua estratégia de qualificação da indústria, o SENAI desenvolve uma agenda de educação que contempla cursos de nível técnico, de graduação e pós-graduação, com o primeiro deles sendo ofertado ainda neste mês de março destinado à formação de técnicos em sistemas de energia renovável.

Jefferson Galdino, gerente regional do SESI-SENAI no Vale do Itapocu, ressalta as oportunidades que o curso trará a jovens que se iniciam no mercado de trabalho, mas também a profissionais que buscam especialização. Estudo da Absolar aponta que o Brasil deve receber mais de R$ 19,7 bilhões em novos investimentos País no setor, o que exigirá mão de obra qualificada. A maior parcela destes postos de trabalho deverá vir das mais de 14 mil pequenas e médias empresas do segmento de geração distribuída, responsáveis por mais de 162 mil empregos acumulados.

De acordo com a Absolar, somando os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados e fachadas de edifícios) e centralizada (grandes usinas solares), o setor de energia renovável deve fechar o ano com um total acumulado de mais de 250 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre mais de 15 mil empresas de todos os elos da cadeia produtiva.

Curso técnico

Célio Bayer, vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu, comentou que o primeiro curso já será realizado no Instituto SENAI, ao lado do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul (Novale Hub). De acordo com o empresário, o Instituto SENAI atuará nas áreas de mobilidade elétrica, tração elétrica e energias renováveis, atendendo as demandas da região.

Os profissionais formados poderão atuar tanto na produção de sistemas de energia renovável quanto na instalação de sistemas nas indústrias, comércio, serviços, agricultura e residências, podendo elaborar projetos de sistemas de pequeno porte. O curso será noturno, terá duração de dois anos e requer que o candidato esteja cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio, podendo tê-lo concluído. São 30 vagas. Informações pelo telefone e WhatsApp 47 3372 9573 ou pelo 0800 48 1212. As aulas serão ministradas na unidade do SENAI localizada na rua Cesare Valentini, 444, no Bairro Três Rios do Sul.

Com informações da agência Texto Livre

imprensa@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp