Jair Philippi deixa legado de persistência e de visão empresarial

Industrial e ex-prefeito de Bom Retiro faleceu na manhã deste domingo

Florianópolis, 18.9.2022 - O industrial Jair Philippi, que faleceu na manhã deste domingo, aos 90 anos, deixa um exemplo de persistência, superação e visão empresarial. A afirmação foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar a morte do empresário que nasceu em Águas Mornas e construiu sua vida empresarial em Bom Retiro (onde também foi prefeito), na Grande Florianópolis, Paraná e Paraguai. Na FIESC, Philippi foi diretor e conselheiro, tendo sido condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela entidade, em 2009. Ele também participou da série Histórias da Indústria.

:: Histórias da indústria: conheça a trajetória de Jair Philippi.

“Jair Phillipe foi um dos pioneiros da indústria, um empreendedor nato”, destacou Aguiar. O primeiro vice-presidente, Gilberto Seleme, lembrou da amizade de seu pai, Elias Seleme Neto, João Stramosk (da Metalurgica Riosulense) e Jair Phillipe, três ícones da indústria de Santa Catarina. “Eles fizeram a diferença na indústria catarinense”, destacou Gilberto.

Nascido em Teresópolis, no município de Aguas Mornas, terceiro de uma família de 12 filhos, ainda em sua infância mudou com a família para Lages e depois para Bom Retiro. Aos 14 anos, teve que interromper os estudos para ajudar a mãe, quando da morte do pai. Aos poucos foi assumindo os negócios da família, compostos então, então, por duas serrarias. Em 1961, comprou sua própria serraria. Posteriormente, ao perceber que a madeira estava se tornando escassa, diversificou os investimentos e mais de 15 empresas em em ramos como construção civil, pré-moldados, postos de combustíveis, além de produção e maçã e de soja.

Sempre teve grande dedicação ao associativismo e na atividade pública. Sua incursão na política se deu em 1963, quando elegeu-se vereador em Bom Retiro. Mais tarde, se tornou prefeito do mesmo município.

Jair Philippi deixa a esposa Luiza Helena Meyer Philippi, os filhos Arno, Luciana, Fernando e Jair, e 10 netos. As cerimônias fúnebres serão realizadas no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.