Irani encerra 2023 com lucro líquido de R$ 383,4 milhões

Alta registrada no resultado, de 1,4%, se deu mesmo com redução na receita líquida, que foi 5,5% menor do que em 2022

Florianópolis, 26.02.2024 - A Irani Papel e Embalagem apresentou lucro líquido de R$ 383,4 milhões em 2023, alta de 1,4% se comparado ao ano anterior. No período, a receita líquida da companhia foi de R$ 1,594 bilhão, 5,5% inferior ao ano de 2022, impactada especialmente pela redução de volume e preço nos segmentos de papel para embalagens sustentáveis (papel) e Resinas Sustentáveis (breu e terebintina).

“O ano de 2023 foi marcado por uma retomada ainda mais intensa no consumo de serviços e experiências fora de casa, o que reflete diretamente na demanda por embalagens, com a diminuição de compras de delivery”, destaca o diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores da Irani, Odivan Cargnin.

Quatro trimestre

No quarto trimestre de 2023, a receita registrou redução de 5,7% quando comparada ao quarto trimestre de 2022, somando R$ 385 milhões. O resultado líquido foi de R$ 7,1 milhões, ante R$ 85,9 milhões no mesmo período do ano anterior.

Segundo a empresa, o resultado foi impactado por dois eventos. O primeiro foi a diminuição do lucro operacional antes dos efeitos tributários, principalmente pela variação do valor justo dos ativos biológicos, que vinha positiva nos trimestres anteriores. Outro fator que levou à retração foi o reconhecimento de impairment (baixa contábil não recorrente) de propriedades para investimentos, imobilizados e mantidos para venda que impactaram o resultado em R$ 28,2 milhões.

Perspectivas para 2024

Segundo Odivan, o ano de 2024 já apresenta aspectos positivos, principalmente pelos dados divulgados pela Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) registrou avanço de 5,3% em janeiro, comparado ao mesmo período do ano anterior.

“A elevação da demanda neste início de 2024 vem de fatores que devem seguir estimulando o consumo ao longo do ano, especialmente o ciclo de queda de juros na economia brasileira e norte-americana. A melhora no nível de emprego e a inflação controlada se somam a esse movimento”, reforça o executivo.

Acesse aqui o balanço completo relativo ao 4° trimestre de 2023

Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina.
Tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem mais de 2,3 mil colaboradores.

Com informações da Irani.