Investimentos federais limitados para obras de Infraestrutura em SC

Reunião na Câmara de Transporte e Logística da FIESC foi realizada na Portonave

Navegantes, 14.11.2019 - Na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, sediou a Reunião Conjunta do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense e da Câmara de Transporte e Logística da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. A reunião teve como foco o setor portuário. Houve uma apresentação sobre a obra da nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes e depois os cinco portos do Estado tiveram espaço para colocar suas demandas, com a Agenda Portos Catarinenses 2020.

Além dos conselheiros da FIESC e convidados do setor, estiveram presentes a Coordenadora-Geral do Departamento de Política e Planejamento Integrado da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Maria Carolina Piloto de Noronha; e o senador Esperidião Amim (PP). Segundo Maria Carolina, o Governo Federal quer se aproximar da indústria e conhecer os gargalos do setor para poder tratá-los. Contudo, ela deu a notícia de que não há previsão de investimento público substancial para o país nos próximos anos e será preciso direcionar os recursos. No PPA 2020 – 2023 estão orçados R$ 800 milhões para duas obras: BR-470 e 280. As demais demandas não estão contempladas. O Senador Amim expressou sua tristeza com a notícia do Governo Federal e lamentou que um Estado que gere tantas riquezas ao país deixe de crescer ainda mais por falta de infraestrutura.

Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a reunião foi produtiva e ouvir as necessidades dos portos catarinenses é fundamental para que a FIESC possa trabalhar em projetos em prol do setor. Quanto aos investimentos federais, Aguiar diz que a Federação vai continuar pleiteando mais recursos para o Estado.

Além da reunião, os convidados puderam conhecer o Porto de Navegantes, líder de mercado em Santa Catarina há 11 anos. Segundo o diretor-superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o Terminal está de portas abertas para a FIESC e coloca sua estrutura à disposição da Federação sempre que necessário. “A iniciativa da FIESC em promover a discussão sobre o desenvolvimento do setor de logística em nosso Estado tem evoluído de forma muito positiva e contribuído para que as principais demandas sejam encaminhadas junto as esferas competentes. Nesse contexto, tem sido possível analisar as demandas e definir prioridades para manter a competitividade e fortalecer a economia catarinense. ”

Com informações da assessoria de comunicação da Portonave